Banca & Finanças Marques Mendes: BCP paga 750 milhões de euros em CoCos até Fevereiro de 2017

Marques Mendes: BCP paga 750 milhões de euros em CoCos até Fevereiro de 2017

O Estado deverá reaver os 750 milhões de euros, emprestados em 2012 e que ainda não foram devolvidos, no início do próximo ano, antecipou Luís Marques Mendes na SIC.
Marques Mendes: BCP paga 750 milhões de euros em CoCos até Fevereiro de 2017
Miguel Baltazar
Diogo Cavaleiro 20 de Novembro de 2016 às 20:41

A entrada da Fosun no Banco Comercial Português abre margem para a devolução dos 750 milhões de euros ainda por devolver ao Estado. Em causa está a injecção de CoCos, os instrumentos híbridos que capitalizaram o banco em Junho de 2012. 

 

O comentador político e ex-líder do Partido Social Democrata Luís Marques Mendes avançou este domingo, 20 de Novembro, que há já uma data-limite para esse reembolso. 


"Ao que apurei, o BCP vai pagar ao Estado, o mais tardar até Fevereiro de 2017, os 750 milhões de euros do empréstimo que o Estado lhe fez", declarou no espaço de comentário habitual na SIC.

 

Os 750 milhões de euros de Cocos correspondem ao montante remanescente dos 3.000 milhões de euros com que o banco foi injectado em Junho de 2012, numa altura em que também outras instituições financeiras beneficiaram de ajuda estatal (CGD, Banif e BPI). 

 
Este reembolso ao Estado é permitido pela entrada da Fosun, grupo chinês que, por 175 milhões de euros, adquiriu 16,67% do capital da instituição financeira privada. 

A devolução da ajuda pública pelo BCP ocorre em contraposição ao que acontece na concorrente Caixa Geral de Depósitos. Dos 900 milhões de euros que tem em CoCos por devolver, acrescem 60 milhões de juros corridos e o valor conjunto, 960 milhões de euros, não vai ser devolvido. Vai servir para capitalizar a instituição no âmbito do aumento de capital de 5,16 mil milhões de euros.






A sua opinião17
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 2 semanas

Este também deve receber algum do BCP. O BCP tem um pedido no BCE desde Abril para pagar 250 milhões, e ainda não foi autorizado. Porque será? Porque as contas não permitem. E agora os chineses compram por menos 30% do que ofereciam da primeira vez que se falou no negócio.

comentários mais recentes
Anónimo Há 2 semanas

vejam a cara do garoto de felicidade nesta foto, este garoto falso, é uma especie que rouba a rir, o pulha aquilo que fez com os pequenos accionistas aqui, se fosse no país do Chines já estava feito em cinza.

agnmail1 Há 2 semanas

É só para fazer uma aci_dental comparação...!
http://www.ebah.pt/content/ABAAAfWPgAL/cocos-gram-positivos

Anónimo Há 2 semanas

Mas porque é que este senhor tem informação privilegiada, também faz incide traiding, a cmvm deveria investigar e punir.

J. SILVA Há 2 semanas

Não sei porque dão audiência a este velhaco. SE os interesses atuais e o passado deste escroque fossem investigados, ia para choldra... Está em todas e ninguém lhe toca. Vejam bem , no doc. da SIC, teve a puta da lata de dar um grande elogio ao Amado. Só se compreende por interesses promíscuos.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub