Obama bloqueia compra de empresa chinesa por segurança nacional
Caso a venda da alemã Aixtron à chinesa Grand Chip seja mesmo travada, será a terceira vez que a Casa Branca bloqueia uma compra de um investidor estrangeiro por questões de segurança nacional
O presidente dos EUA, Barack Obama, está prestes a bloquear a compra da alemã Aixtron SE pela empresa chinesa Grand Chip Investment Gmbh por questões de risco à segurança nacional, avança a Bloomberg que cita fontes próximas do processo.
Obama deverá transmitir esta recomendação esta sexta-feira ao comité de investimentos estrangeiros dos Estados Unidos. Mas os pormenores do processo não são conhecidos.
Caso a venda da fornecedora de equipamentos de semicondutores no valor de 670 milhões de euros seja mesmo vetada, será a terceira vez que a Casa Branca bloqueia uma compra de um investidor estrangeiro por questões de segurança nacional, duas das quais durante o mandato de Obama.
Em 2012 o presidente dos EUA travou a construção de um parque eólico em Oregon pela chinesa Ralls Corporation pelos mesmos motivos. E o outro caso remonta 1990, quando o então presidente George W. Bush bloqueou a compra da MAMCO Manufacturing, fabricante de peças de aeronaves, por uma empresa chinesa.
Contactado pela Bloomberg o porta-voz da Aixtron, Guido Pickert, comentou apenas que a empresa está "em contacto com as autoridades competentes" e ainda estão a aguardar pela decisão final do negócio.
Mais lidas