Energia Renováveis responsáveis por 60% da electricidade produzida até Outubro

Renováveis responsáveis por 60% da electricidade produzida até Outubro

A energia hídrica foi a fonte mais utilizada para produzir electricidade, seguida do carvão e da eólica.
Renováveis responsáveis por 60% da electricidade produzida até Outubro
André Cabrita-Mendes 15 de Novembro de 2016 às 14:01
Até final de Outubro 60% da electricidade produzida em Portugal teve origem em fontes de energia renovável.

Entre as renováveis, a energia hídrica foi a fonte mais utilizada na produção de electricidade (33% do total), seguindo-se a eólica (21%), a bioenergia (5%) e a solar (1%). A produção a partir de fontes renováveis atingiu um total de 27.997 GWh.

Já a energia fóssil foi responsável por 40% do total de produção de electricidade, com a produção a partir de carvão e de gás a liderar (32%), seguida da cogeração fóssil (8%).A produção a partir de fontes fósseis atingiu um total de 18.592 GWh.

Os dados foram divulgados esta terça-feira, 15 de Novembro, pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) a partir de dados da REN.

"A produção eléctrica a partir de fontes de energias renováveis em 2016 registou um crescimento significativo devido às condições favoráveis de eólica e de hídrica", aponta a associação liderada por António Sá da Costa no seu boletim de Outubro.

Durante os primeiros 10 meses, Portugal atingiu um saldo exportador positivo, com as exportações a atingirem os 6.039 gigawatts hora (GWh), enquanto as importações ficaram pelos 1.458 GWh.

No gás natural, a produção eléctrica ascendeu aos 5.490 GWh, o que se traduz numa taxa de utilização das centrais produtoras de 20%, um aumento face a 2014 e 2015.

Já o parque produtor a carvão "continua a registar uma utilização muito elevada nos últimos anos sempre com taxas superiores a 80% o que se traduz por níveis de emissões de CO2 muito elevados", aponta a APREN.



A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Boy Podre Há 2 semanas

Tudo à conta do vento e tal mas a tarifa sempre a subir

Antonio Sousa Há 2 semanas

Sim mas a maioria da energia renovável é produzida nas barragens

Edmundo Rainho Há 2 semanas

por isso está cada vez mais barata...

Eduardo Pires Há 2 semanas

Maldito Sócrates. Na volta também deve ser o dono de todas estas empresas. KKKK

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub