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Comissão Europeia apoia os media na guerra dos bloqueadores de anúncios

A comissão europeia vai alterar a lei para favorecer as receitas dos grupos de media, permitindo que bloqueiem os utilizadores que evitam a publicidade, de acordo com o Financial Times.

Negócios 11 de Janeiro de 2017 às 12:36

As empresas de meios de comunicação social vão ser autorizadas a bloquear os utilizadores que usem bloqueadores de anúncios, de acordo com uma proposta da Comissão Europeia noticiada pelo Financial Times.

Vários sites de media, incluindo a revista norte-americana Wired ou a o jornal alemão Bild decidiram bloquear os leitores que utilizam as ferramentas que bloqueiam a publicidade. Houve decisões idênticas em França ou no Reino Unido.

Segundo explica o jornal, este penalização dos consumidores que utilizam a ferramenta (o "bloqueio aos bloqueadores") está numa zona cinzenta em termos legais.

Alguns activistas alegam que a tecnologia utilizada pelas empresas de media é ilegal à luz da legislação europeia sobre privacidade.

Alguns activistas alegam que a tecnologia utilizada pelas empresas de media é ilegal à luz da legislação europeia sobre privacidade.

A proposta da Comissão Europeia, apresentada esta terça-feira, destina-se a clarificar que o uso das tecnologias que bloqueiam determinados leitores não é ilegal.

O número de utilizadores que recorre a estes bloqueadores de publicidade, evitando anúncios intrusivos e comprometendo a receita dos conteúdos online, é estimado em mais de 200 milhões.

Citado pelo jornal, o comissário responsável pela pasta da economia digital, Andreus Ansip, antecipa críticas dos activistas, mas desvaloriza a causa, defendendo que em causa estão "pessoas que querem acesso gratuito mas que não se preocupam com os custos editoriais".

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