Estratégia do Facebook para a realidade aumentada começa nos telemóveis
O CEO da rede social, Mark Zuckerberg, anunciou a sua estratégia para a realidade aumentada, tendo adiantado que o Facebook irá usar as câmaras dos smartphones para agregar itens virtuais ao mundo real.
Em vez de esperar pelos óculos de realidade aumentada, Mark Zuckerberg vai arrancar com este projecto no Facebook com recurso às câmaras fotográficas dos smarphones. O CEO da rede social anunciou a novidade esta terça-feira, na conferência de programadores da tecnológica – que recebe o nome de F8 –, que decorreu em San Jose, Califórnia.
As pessoas poderão usar os seus telemóveis para disputarem jogos virtualmente em mesas de café, justapor e comparar em vídeo as estatísticas sobre o desempenho diário no jogging, deixar um lembrete virtual no frigorífico e muito mais, afirmou Zuckerberg, citado pela Bloomberg.
É uma evolução do tipo de tecnologia em que a Snap Inc. foi pioneira, ao permitir que as pessoas transformem os seus rostos em personagens divertidas, ‘fingindo’ serem bonecos ou fazendo de conta que estão a ‘vomitar arco-íris’, sublinha a agência noticiosa.
"Apesar de termos sido um pouco lentos a acrescentar câmaras às nossas aplicações, estou confiante que iremos fazer avançar a realidade aumentada", disse Zuckerberg. "Por mais disparatados que estes efeitos possam parecer, eles são na verdade bastante importantes, porque nos permitem partilhar diariamente aquilo que é importante para nós", acrescentou.
O CEO do Facebook vê a realidade virtual e a realidade aumentada como a próxima fase da comunicação tecnológica.
A realidade virtual mergulha inteiramente os utilizadores num mundo artificial e tem sido mais activamente usada nos jogos, sublinha a Bloomberg. Alguns analistas vêem-na como um nicho em vez de uma potencial tecnologia das massas.
O Facebook pagou dois mil milhões de dólares em 2014 pela Oculus, uma empresa que produz óculos e câmaras de realidade virtual. Outras empresas, como a Microsoft, Google e Apple, estão também a mergulhar mais intensamente neste sector.
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