pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Uber desafia a legislação da Califórnia com veículos autónomos

A Uber tem vindo a testar o seu serviço de transporte de passageiros a partir de veículos autónomos em São Francisco, apesar de não possuir uma licença do Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia.

uber pittsburgh eua
uber pittsburgh eua Reuters
Negócios 14 de Dezembro de 2016 às 15:08

Para o Financial Times, a estratégia da Uber poderá vir a aumentar as preocupações relacionadas com a transparência e a segurança, uma vez que, ignorando a legislação, a empresa deixa de publicar estatísticas de segurança dos seus veículos autónomos, nomeadamente detalhes sobre o número de colisões que envolvem veículos automáticos ou quantas vezes os condutores tiveram de interferir.

Segundo a mesma fonte, a legislação referente aos veículos autónomos está em fase de finalização, pelo que as regulações na área serão discutidas no Congresso no próximo ano.

O plano de São Francisco seguirá em moldes semelhantes aos testes que têm vindo a decorrer em São Petersburgo desde Setembro. Os automóveis autónomos recolhem os passageiros através da aplicação móvel da Uber, e contarão sempre com um condutor para intervir quando necessário.

A Uber afirma não necessitar de uma licença, uma vez que os seus veículos não entram na categoria de "autónomos", refere. O argumento assenta na presença física de um condutor. A lei da Califórnia define um veículo automático pela ausência de um operador humano, ou de um controlo físico e activo.

A decisão da empresa tem vindo a irritar cerca de 20 outras empresas que também têm vindo a apostar no sector e que esperam por uma permissão do estado da Califórnia para operar e testar os seus veículos, entre as quais a Google, a Tesla, a Volkswagen e a Mercedes-Benz.

Levandowsky, co-fundador da Otto, empresa de camiões autónomos comprada pela Uber, afirma ao Financial Times que a empresa de serviços de transporte de passageiros não registou quaisquer acidentes com os seus veículos na Califórnia. No entanto não avançou informações relativamente à Pensilvânia, estado onde a Uber tem vindo a correr testes desde Maio.

O mesmo afirma que o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia nunca requereu nenhuma permissão à Uber. Já a entidade condena a estratégia da Uber, sublinhando a importância de uma supervisão regulamentar durante os testes, enquanto são decorrem os testes. "Vinte fabricantes já obtiveram as suas licenças para testar automóveis nas estradas da Califórnia. A Uber deveria fazer o mesmo", avança a entidade dos transportes.

O Financial Times recorda que o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia já retirou das estradas empresas que não respeitavam a legislação; como é o caso da Comma.ai, a start-up que na altura se encontrava a testar um sistema parecido ao piloto automático da Tesla.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio