pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Família Mota encaixa 108 milhões com venda de acções da construtora (act)

A venda de quase 17% do capital da Mota-Engil já foi concretizada. As acções foram vendidas com um desconto de 10%, permitindo um encaixe de 51,6 milhões de euros à construtora e de 107,9 milhões de euros à família Mota. A negociação dos títulos em Bolsa é retomada às 10h00.

antónio mota
antónio mota
26 de Fevereiro de 2014 às 09:21

O maior accionista da Mota-Engil e a própria construtora anunciaram, na terça-feira, que iam vender quase 16,8% do capital, numa operação que visa alargar a base de investidores e reforçar a liquidez e “free float” dos títulos. A venda, efectuada junto de investidores institucionais, já está concluída tendo sido realizada com um desconto de 10% face ao valor de fecho da última sessão.

Foram colocadas no mercado 34,3 milhões de acções da Mota-Engil, através de um processo de "accelerated bookbuilding". O preço da operação foi fixado em 4,65 euros por título, o que corresponde a um desconto de 10,11% face aos 5,173 euros a que fechou na última sessão. Estas operações, por regra, são efectuadas com um desconto.

A Mota-Engil revela que “concluído o processo de ‘accelerated bookbuilding’, todas as 34.300.000 acções foram colocadas ao preço de 4,65 euros por acção”.

No total, a operação rendeu 159,5 milhões de euros, sendo que o encaixe é repartido pela própria empresa e pela família Mota.

A Mota-Engil vendeu as 11.101.379 acções próprias que detinha, equivalentes a 5,4% do capital, tendo obtido um encaixe de 51,6 milhões de euros. Já a família Mota alienou 23.198.621 acções, obtendo um encaixe de 107,9 milhões de euros.  

Através da FM – Sociedade de Controlo, a família Mota detinha 67,78% da Mota-Engil, sendo que após esta operação, permanece com uma posição de controlo, mas agora de 51%.

O “alargamento e diversificação da sua base de investidores”, o reforço da estrutura do balanço e a busca de uma atractividade da empresa para os investidores com o reforço da liquidez e do “free float” são os motivos que levaram a família Mota e a construtora a avançar para esta operação.

A Mota-Engil, que arrancou 2014 com a maior carteira de encomendas de sempre, na ordem dos quatro mil milhões de euros, entrou no "radar" de investidores institucionais com o anúncio da intenção de dispersar numa bolsa europeia parte do capital da Mota-Engil África. Uma operação que será concretizada em breve.

Devido à realização desta operação, as acções foram suspensas de negociação em bolsa esta manhã. Com o anúncio da operação, a Euronext Lisbon já anunciou que as acções vão voltar a ser negociadas às 10h00.

(notícia actualizada às 9h46 com mais informação) 

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.