Wall Street celebra novos máximos históricos
As bolsas norte-americanas fecharam em alta, com o S&P 500 e o Nasdaq a estabelecerem novos máximos de sempre. As matérias-primas estiveram a dar gás a grande parte da negociação bolsista do outro lado do Atlântico.
O Dow Jones terminou a sessão desta segunda-feira a somar 0,41% para 20.981,94 pontos, já mais perto do seu máximo de sempre, atingido no passado dia 1 de Março quando tocou nos 21.169,11 pontos.
Por seu lado, o Standard & Poor’s 500 atingiu mesmo um novo máximo histórico durante a sessão, nos 2.404,05 pontos, tendo marcado um recorde de fecho nos 2.402,32 pontos (uma subida de 0,48% face ao encerramento de sexta-feira).
Também o tecnológico Nasdaq Composite estabeleceu um recorde de fecho, nos 6.149,67 pontos, a ganhar 0,46%. Na negociação intradiária chegou ao valor mais alto da sua história, nos 6.153, 04 pontos.
Os mercados accionistas dos EUA estiveram a ser impulsionados sobretudo pelos títulos ligados às matérias-primas, que beneficiaram com a valorização do petróleo nos principais mercados internacionais e também com a debilidade do dólar – uma vez que a maioria das "commodities" é negociada na nota verde, estas ficam mais atractivas quando a divisa norte-americana fragiliza.
Os investidores aguardam agora com expectativa a divulgação de novos dados macroeconómicos.
Os dados da produção industrial e da construção de casas novas, em Abril, serão analisados de perto amanhã, 16 de Maio. Os analistas sondados pela Bloomberg antecipam sinais positivos destes indicadores o que, a confirmar-se, dará mais confiança sobre a economia americana.
Mais lidas