pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Compra de carro com crédito está em máximos de cinco anos

A venda de automóveis tem vindo a recuperar. E a concessão de crédito para esse fim também. Os novos empréstimos para comprar carro estão em máximos de, pelo menos, 2012.

17 de Julho de 2017 às 15:59

Em Maio, a banca concedeu 251,5 milhões de euros para a compra de carro, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal. Estes dados só permitem recuar até 2012 e, neste período, não há nenhum mês que o saldo total de financiamento de automóvel seja superior.

A contribuir para esta evolução esteve essencialmente o crédito para veículos usados, num sistema de reserva de propriedade e outros. Neste caso, em Maio foram emprestados 150,6 milhões de euros, o que corresponde a um aumento 37,4% face ao mesmo período do ano passado. E este montante é também o mais elevado desde que há dados.

Mas os outros segmentos de crédito automóvel também cresceram. O financiamento de veículos novos comprados com um regime de reserva de propriedade e outros aumentou 21,8%, em termos homólogos. Já os montantes concedidos através de contratos de locação financeira cresceram 23,5%, no caso dos veículos novos, e 46,8%, no caso dos carros usados.

Estes dados corroboram os indicadores sobre venda de automóveis, que têm vindo a aumentar. O mercado automóvel em Portugal cresceu 7,5% no mês de Junho, registando 29.127 novas matrículas, num período em que o crescimento das vendas totais abrandou e em que as marcas de luxo mostram mais sinais de expansão. Estes dados têm um mês de diferença dos números do Banco de Portugal, mas continuam a revelar crescimento no sector. 

Crédito pessoal aumenta 3,7%

O quinto mês do ano fica marcado pelo aumento generalizado dos créditos aos consumidores.

O Banco de Portugal revela que as famílias foram financiadas em 232 milhões de euros, mais 3,7% do que há um ano.

Já nos cartões de crédito e nas contas a descoberto observou-se um aumento de 7,1% nos empréstimos para um total de 89 milhões de euros.

Carros stand
Compra de carro com crédito está em máximos de cinco anos
Ver comentários
Publicidade
C•Studio