Mercados Portugal já tem luz verde para antecipar reembolsos ao FMI

Portugal já tem luz verde para antecipar reembolsos ao FMI

O Governo português conseguiu esta quarta-feira o ok das instituições europeias para antecipar reembolsos ao FMI. Até final de Agosto serão pagos 3,5 mil milhões de euros.
Portugal já tem luz verde para antecipar reembolsos ao FMI
Marta Moitinho Oliveira 28 de junho de 2017 às 15:08
O Governo português já tem luz verde de todas as instituições europeias para reembolsar o Fundo Monetário Internacional antecipadamente, sabe o Negócios. O ok que faltava foi formalmente concedido esta quarta-feira.

Até ao fim de Junho serão pagos mil milhões de euros, estando calendarizado para Julho e Agosto o pagamento de 2,5 mil milhões de euros (cerca de 1,25 mil milhões de euros em cada mês).

A 16 de Junho, o ministro das Finanças revelou a intenção de antecipar o pagamento de mil milhões até ao final deste mês. A informação foi avançada por Mário Centeno, em entrevista à Bloomberg TV, no Luxemburgo, onde se realizou o encontro dos ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin).

Em Maio, numa reunião mensal do Ecofin, o Governo português havia formalizado o pedido aos parceiros europeus para antecipar o pagamento de cerca de 10 mil milhões de euros ao FMI, que cobra pelos seus empréstimos juros mais altos do que as instituições europeias e exige ser reembolsado em prazos mais curtos.

Depois dessa reunião, o IGCP fez uma nota aos investidores onde já tinha em conta a nova informação transmitidada por Mário Centeno.

Como noticiou o Negócios, a 26 de Maio, a nota a investidores do Tesouro já 
referia que o reembolso de mais 10 mil milhões está em linha com o plano em que estava a trabalhar e a apresentar a investidores. O Tesouro prevê pagar antes do prazo 6.500 milhões até 2018 e 3.200 milhões de euros em 2019.





A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Conselheiro de Trump 28.06.2017

Disse-o vezes sem fim:conserte-se o telhado em tempo util,toda a gerigonca se esperneia ao dizer q portugal nunca esteve assim nos ultimos 20 anos,se assim e porque q nao consertam o telhado,em vez disso o ronaldo presidente do euroburro ainda rouba as portas,janelas,torneiras,emfim nao escapa nada.

resultados do 1 º semestre milenium polaco 28.06.2017


segunda feira vão sair os lucros do milenum polaco do 1º semestre coitados dos RESSABIADOS do BCP até lhes vai dar um aperto no CORAÇÃO ( o milenium bcp possui a maioria do capital do maior banco polaco ) e que está a ABARROTAR de LUCROS

DETUSH BANK + SANTANDER = BCP 28.06.2017


DOIS cães esfaimados um só osso UM DIAMANTE EM BRUTO o MILENIUM BCP cuja cotação atual nem sequer TRADUZ os FARTOS E VASTOS LUCROS do MILENIUM POLACO os alemães e os espanhois não andam a DORMIR como 99,99999999 % dos portugueses

A demagogia é perigosa e a direita 28.06.2017

usa e abusa dela. Tudo é pretexto para a usar. Desde os próprios erros cometidos pelo anterior governo por desleixo, até aos excessos em prol de amizades e amigos. É a triste realidade daqueles que deviam ter vergonha na cara. Só que a vergonha deles é como as de cão.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub