OPEP cumpriu 90% das metas pela primeira vez na história
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) nunca tinha conseguido cumprir tanto as metas definidas pelos seus membros como em Janeiro, revela a Agência Internacional de Energia (AIE).
A OPEP conseguiu um recorde: cumprir 90% das metas por si fixadas. Este "feito" foi alcançado em Janeiro, mês marcado pela implementação do corte de produção acordado entre os países membros de forma a fazerem subir os preços da matéria-prima nos mercados internacionais.
A AIE revelou assim um recorde de cumprimento de metas por parte da OPEP, conseguido muito devido à redução de produção da Arábia Saudita que reduziu a produção a um ritmo superior ao acordado.
A OPEP "parece ter tido um início sólido" de um processo que deverá prolongar-se por seis meses, adianta a AIE, citada pela Bloomberg. "O primeiro corte é, claramente, um dos maiores da história da OPEP."
Os 11 países que compõem a OPEP implementaram um corte de produção de 1,12 milhões de barris petróleo por dia para um total de 29,93 milhões, em Janeiro. A Arábia Saudita cumpriu 116% das metas fixadas para si, adianta a mesma fonte.
O barril do Brent, negociado em Londres e referência para Portugal, apreciou 52% em 2016, depois de três anos consecutivos de quedas. Este ano, o barril de Brent regista uma descida de 0,98%, valendo pouco mais de 56 dólares.
Mais lidas