Risco de Espanha em mínimos de Abril de 2010 após subida de rating pela Fitch
Os juros da dívida pública espanhola estão em queda no mercado secundário e o prémio de risco da dívida do reino está no valor mais baixo em mais de sete anos. Este comportamento tem lugar depois de a Fitch ter elevado em um nível o rating de Espanha.
Os juros da dívida de Espanha estão em queda no mercado secundário e o prémio de risco desceu para o nível mais baixo desde Abril de 2010. Um comportamento que tem lugar depois de na passada sexta-feira a agência de notação financeira Fitch ter elevado em um nível o rating da dívida do reino.
A dez anos os juros da dívida espanhola no mercado secundário descem 1,2 pontos base para 1,430%. Os juros da Alemanha no mesmo prazo estão a subir 1,6 pontos base para o 0,584%. O prémio de risco da dívida espanhola, medido pelo diferencial entre a dívida de Espanha e a dívida da Alemanha, atingiu já os 84,5 pontos, o que corresponde ao valor mais baixo desde Abril de 2010.
Na última sexta-feira, 19 de Janeiro, a agência de notação financeira Fitch elevou a classificação de Espanha de "BBB+" para "A-". Segundo a agência Bloomberg, a Espanha regressa, depois de mais de cinco anos, a um grau de investimento de "A" – dos mais elevados entre as principais agências de rating.
"A Espanha continua a beneficiar da redução dos desequilíbrios macroeconómicos, algo que está a ser suportado por uma recuperação económica forte e relativamente ampla", avançou a agência de notação financeira na passada semana em comunicado, citado pela Bloomberg.
Não são só os juros de Espanha que estão em queda. Os juros da dívida pública portuguesa a dez anos recuam 0,9 pontos base para 1,971%. E os de Itália no mesmo prazo cedem 0,3 pontos base para 1,960%.
Mais lidas