Importações e Exportações 2017 Portos são o maior ponto de tráfego internacional de mercadorias

Portos são o maior ponto de tráfego internacional de mercadorias

A distribuição das exportações por modos de transporte, porém, coloca em evidência o modo rodoviário.
Portos são o maior ponto de tráfego internacional de mercadorias

Em regra, o transporte marítimo é o principal meio de transporte no comércio internacional de mercadorias, o que também acontece em Portugal quando analisamos a distribuição de mercadorias exportadas por modos de transporte, em termos de toneladas.

 

Em 2015, foram exportadas via marítima um pouco mais do que 21 milhões de toneladas (54% do total exportado), seguindo-se o modo rodoviário com um peso de 41%. O transporte aéreo (2,8%) e ferroviário (0,5%) apresentam pesos marginais.

Contudo, quando se avalia a distribuição das exportações por modos de transporte, em valor, o transporte rodoviário ultrapassa o marítimo, com percentagens de 60% e 31%, respectivamente.

 

O transporte marítimo de mercadorias é o modo que mais tem sobressaído pela sua evolução ao longo dos anos. No que respeita ao movimento de mercadorias nos portos portugueses é de salientar a importância do porto de Sines, com 47,4% do movimento total nacional, Leixões com 20,1% e Lisboa com 12,1%.

 

O transporte aéreo vê o seu peso aumentar para 5,1%. O transporte marítimo é o modo dominante nas exportações para fora da UE: 94% das toneladas exportadas e 79% do valor exportado são expedidos por esta via. Já nas exportações para a UE, o transporte rodoviário é responsável por 65% das toneladas e 80% do valor exportado, resultado natural de os principais destinos das exportações portuguesas incluírem Espanha, França e Alemanha.




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