pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Medialivre reforça liderança de mercado com crescimento sustentado

No evento Top 30, Luís Santana, CEO do grupo Medialivre, apresentou a visão estratégica que vai marcar 2026, da televisão à rádio, passando pelo papel e pelo digital.

11:45
Medialivre no evento Top 30 Anunciantes edição 2025
Medialivre no evento Top 30 Anunciantes edição 2025 CStudio

Na quarta edição do evento Top 30, dedicado ao reconhecimento dos 30 maiores anunciantes do grupo de comunicação, a Medialivre voltou a afirmar um posicionamento financeiramente sustentável, independente a nível editorial e estrategicamente orientado para o crescimento. Neste encontro anual, Luís Santana, CEO da Medialivre, sublinhou a importância do Top 30 enquanto momento de reconhecimento e proximidade com os principais parceiros do grupo. “Este dia é muito importante porque é aqui que podemos estar com os nossos 30 principais anunciantes”, afirmou, destacando que praticamente todas as grandes marcas do país anunciam hoje nas diferentes plataformas da Medialivre.

Para o CEO, o evento é uma forma de reconhecimento mútuo: do valor que os anunciantes representam para o grupo e do valor das marcas da Medialivre enquanto veículos de comunicação para as estratégias das empresas. “É a forma de reconhecermos o valor que estes anunciantes têm para a Medialivre, o valor das nossas marcas para a comunicação das vossas marcas e o valor das parcerias que mantemos”, sublinhou. Uma relação que assenta na confiança, na continuidade e numa visão partilhada sobre o papel da comunicação social, salientou Luís Santana.

Somos um grupo financeiramente sustentável e editorialmente independente" Luís Santana, CEO da Medialivre

Sustentabilidade e independência

O CEO da Medialivre destacou ainda um dos pontos que considera centrais na identidade do grupo: a capacidade de conciliar sustentabilidade financeira com independência editorial. “É graças a esta relação com anunciantes e consumidores que temos uma Medialivre forte, financeiramente sustentável e que preserva um modelo de informação totalmente independente”, disse, realçando a importância deste equilíbrio num contexto particularmente exigente para os media.

Medialivre no evento Top 30 Anunciantes edição 2025
Luís Santana, CEO Medialivre, apresenta visão estratégica para 2026 CStudio

O último ano foi marcado por um desempenho sólido e sem sobressaltos, com o cumprimento integral do orçamento definido. Uma disciplina que, frisou o responsável, faz parte da cultura interna da empresa. “Todas as pessoas que trabalham na Medialivre sabem que este é um requisito que temos de atingir todos os anos”, referiu, reforçando a ideia de uma gestão prudente, responsável e orientada para resultados.

Essa consolidação financeira tem sido acompanhada por uma estratégia contínua de crescimento e inovação. Nos últimos anos, o grupo lançou novas marcas, mantendo simultaneamente o foco na valorização do portefólio existente. “Nunca deixamos de pensar nas marcas que já temos e que queremos preservar”, esclareceu Luís Santana.

93%
Foi o crescimento registado do canal Now face ao ano anterior.

O crescimento do NOW e da CMR

O canal NOW é hoje um dos casos mais visíveis dessa aposta. Lançado em 2024, o projeto registou um crescimento de cerca de 93% em 2025 face ao ano anterior, com uma evolução particularmente expressiva no horário nobre, em que as audiências aumentaram de forma consistente. Em média, mais de 1,5 milhões de espectadores passaram diariamente pelo canal ao longo de 2025, um desempenho que reforça a posição da Medialivre no mercado televisivo de informação.

Também a CMR (Correio da Manhã Rádio), lançada em novembro de 2024, começou a alcançar resultados relevantes num meio tradicionalmente mais lento em termos de maturação de audiências. Segundo dados da Marktest relativos à vaga de dezembro de 2025, a estação registou uma evolução particularmente expressiva na audiência acumulada de véspera na Grande Lisboa, passando de 0,3 para 1,1, enquanto no Litoral Norte atingiu 1,7, reforçando o seu posicionamento como referência informativa junto dos ouvintes nas principais áreas urbanas do país.

Segundo Luís Santana, estes projetos refletem uma ambição clara: posicionar todas as marcas do grupo como referências nos seus segmentos. “Esse é o nosso objetivo, a seu tempo”, referiu. A par dos novos projetos, o grupo mantém a liderança em várias frentes. A CMTV continua a ser líder no cabo, com crescimento contínuo, enquanto os jornais da Medialivre mantêm posições de liderança nos respetivos segmentos, consolidando a transversalidade do portefólio.

200
Mais de 200 projetos desenvolvidos pela Boost Solutions em 2025.

Confiança para o mercado

Durante a cerimónia de entrega de prémios, que decorreu na passada sexta-feira, dia 23 de janeiro, na Sala Belém do Pestana Palace Lisboa, Luís Santana reforçou a mensagem de confiança dirigida ao mercado. “Os anunciantes podem confiar muito na Medialivre”, garantiu, sublinhando a solidez financeira do grupo e a clareza da sua ambição estratégica.

Para 2026, o CEO antecipa um ano marcado pela serenidade e pela continuidade de uma gestão equilibrada. “Queremos garantir aos anunciantes, aos consumidores e às pessoas que trabalham na Medialivre que somos um grupo seguro e em que vale a pena acreditar”, concluiu.

Relação simbiótica com os anunciantes

Também Luís Ferreira, diretor-geral comercial da Medialivre, reforçou a ideia de parceria e de crescimento conjunto na sua intervenção. Para o responsável, o Top 30 é um momento de agradecimento genuíno a parceiros que têm acompanhado o grupo ao longo dos últimos anos. Segundo Luís Ferreira, essa simbiótica assenta na independência editorial, na credibilidade das marcas e na capacidade do grupo em levar a mensagem dos anunciantes aos consumidores finais de forma responsável e eficaz. Só assim é que as marcas conseguem garantir que a sua mensagem passa de forma credível para o grande público.

Medialivre no evento Top 30 Anunciantes edição 2025
Luís Ferreira, diretor geral comercial da Medialivre, discursa no evento Top 30 CStudio

Com mais de 300 jornalistas a trabalhar diariamente em oito marcas de informação, a Medialivre apresenta-se, nas palavras do diretor-geral comercial, como um grupo líder “em todas as suas marcas”, da televisão ao papel e digital, passando agora também pela rádio. Uma liderança que se traduz numa perceção acrescida de credibilidade, seriedade e responsabilidade junto dos anunciantes.

A Medialivre é hoje um grupo líder em todas as suas marcas Luís Ferreira, diretor-geral comercial da Medialivre.

Luís Ferreira destacou ainda 2025 como “um ano de excelência” para a Medialivre, sublinhando o desempenho do NOW, o crescimento da rádio e o papel crescente da Boost Solutions, área de projetos especiais que registou, no último ano, o maior volume de projetos e de negócio dos últimos 15 anos. Uma evolução que reflete, segundo o diretor-geral comercial, a capacidade do grupo em desenvolver soluções personalizadas, ativações de marca e projetos integrados em estreita colaboração com os anunciantes.

Um compromisso com o futuro

A mensagem final deixada pelo Top 30 é, assim, de agradecimento, confiança e compromisso com o futuro. “Sem os anunciantes, não teríamos chegado até aqui. Agora é continuar esta caminhada, sempre de braço dado”, reconheceu o diretor- geral comercial.

“Para 2026, os anunciantes podem esperar um grupo isento, credível, com grande rigor jornalístico e um parceiro de negócio pronto a liderar a todos os níveis e em todas as áreas”, acrescentou Luís Ferreira. Um posicionamento que a Medialivre assume com confiança, sustentado por liderança, crescimento e uma relação sólida com o mercado.

Mais notícias