Conjuntura BBVA prevê que economia cresça 0,5% no terceiro trimestre

BBVA prevê que economia cresça 0,5% no terceiro trimestre

Depois da travagem verificada no segundo trimestre, o BBVA prevê que a economia volte a acelerar, ainda que não ao mesmo ritmo do verificado nos primeiros três meses do ano.
BBVA prevê que economia cresça 0,5% no terceiro trimestre
Sara Antunes 07 de setembro de 2017 às 10:31

O BBVA estima que o produto interno bruto (PIB) nacional cresça 0,5% no terceiro trimestre, quando comparado com os três meses anteriores, de acordo com uma nota de análise divulgada esta quinta-feira, 7 de Setembro.

 

Esta evolução representa um acelerar do ritmo de crescimento quando analisada a evolução do segundo trimestre do ano, altura em que o PIB cresceu 0,3% em cadeia. Ainda assim, o desempenho da economia deverá ficar aquém do observado nos primeiros três meses do ano, período em que a economia cresceu 1%, em cadeia.

 

A estimativa de crescimento em cadeia de 0,5% no terceiro trimestre "seria o resultado do regresso ao crescimento por parte do consumo privado e das exportações, e apesar de algumas correcções que possam ocorrer no investimento depois do forte aumento observado durante os últimos trimestres", realça a economista Myriam Montañez, que assina a nota de análise.

 

Os dados referentes ao terceiro trimestre do ano deverão ser revelados no dia 14 de Novembro pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), revelando naquela data apenas uma estimativa rápida do PIB.

 

"Em termos de futuro, o forte avanço do consumo, sobretudo ao longo de 2016, a queda nos níveis de poupança das famílias e o esgotamento de factores que favoreceram Portugal recentemente fazem prever uma desaceleração do contributo do consumo privado para o crescimento do PIB nos próximos trimestres. Em qualquer caso, espera-se que tal processo ocorra de forma gradual, dada a manutenção de condições de financiamento pouco rigorosas e a retirada progressiva de estímulos por parte do Banco Central Europeu", adianta a mesma fonte.

 

O BBVA reviu em alta as suas estimativas para o crescimento económico de Portugal para este ano e para 2018, em Julho, apontando para que este ano o PIB cresça 2,6% e que em 2018 a expansão seja de 2,3%.




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
Saber mais e Alertas
pub