pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Estudo de Van Zeller divide cúpula da CIP

O estudo que hoje de manhã é apresentado ao Presidente da República não tem a chancela da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP). Os vice-presidentes da confederação, contactados pelo Jornal de Negócios, negam a paternidade do documento de 100 páginas

11 de Junho de 2007 às 10:53

O estudo que hoje de manhã é apresentado ao Presidente da República não tem a chancela da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP). Os vice-presidentes da confederação, contactados pelo Jornal de Negócios, negam a paternidade do documento de 100 páginas que Francisco van Zeller entregará a Cavaco Silva.

"A paternidade não é da CIP. A CIP não encomendou estudo algum", a resposta foi repetida tanto por Nunes de Almeida, como por Armindo Monteiro, vice-presidente da CIP. Quando na passada sexta-feira a comunicação social divulgava que a CIP iria a Belém, gerou-se algum desconforto na cúpula da confederação, porque a questão nunca chegou sequer a ser debatida colectivamente.

Francisco van Zeller comunicou há alguns meses à direcção da confederação que iria encomendar um estudo sobre uma alternativa à Ota.

Contactado pelo JdN, o presidente da CIP confirmou que se trata de um estudo encomendado a título individual a um grupo de 16 académicos. Sem querer entrar em detalhes, Francisco van Zeller disse apenas que o estudo "aponta para três ou quatro localizações possíveis, cada uma delas com as suas vantagens e desvantagens, dentro de uma determinada área" geográfica.

O coordenador do dito estudo é José Manuel Viegas, docente do Instituto Superior Técnico (IST), que, contactado pelo JdN, remeteu para o dia de hoje qualquer esclarecimento.

Ao que o JdN também apurou, José Manuel Viegas era um dos defensores da Ota no início da década de 90, mas nos últimos tempos tem assumido posição a favor da margem Sul como a melhor solução para o novo aeroporto de Lisboa.

Entre as localizações possíveis estão Alcochete, Faias e Poceirão, mas notícias veiculadas na imprensa de fim-de-semana apontam para o Campo de Tiro de Alcochete como sendo considerada a melhor localização para do futuro aeroporto.

Também hoje, na Assembleia da República, a Comissão Parlamentar de Obras Públicas, Transportes e Comunicações, realiza um colóquio sobre o novo aeroporto. ICC/GO

Publicidade
C•Studio