Quem são os 230 deputados que integram o novo Parlamento
Veja as caras, saiba a idade e profissão e conheça os currículos dos 230 deputados que estreiam o novo Parlamento esta sexta-feira. E conheça o perfil dos grupos parlamentares. Duas infografias do Negócios para conhecer melhor o novo Parlamento.
É hoje o primeiro dia do novo Parlamento, que resulta das eleições legislativas de 4 de Outubro, em que a coligação PSD/CDS-PP foi a força mais votada, mas sem maioria absoluta de deputados.
Um dia depois de o Presidente da República ter anunciado a indigitação como primeiro-ministro de Pedro Passos Coelho, a eleição do novo presidente da Assembleia da República está marcada para as 15:00, depois de às 10:00 se ter realizado a primeira sessão plenária.
PSD e CDS-PP totalizam 107 deputados (89 do PSD e 18 do CDS-PP), enquanto PS (86 deputados), BE (19), PCP (15) e PEV (2) somam 122 deputados. O PAN é o estreante no parlamento, com um deputado.
ESQUERDA GOSTA DE ENSINAR, DIREITA PREFERE AS LEIS
Olhando para os 230 deputados do Parlamento, conclui-se que a direita é mais qualificada e a esquerda um pouco mais feminina. Mas o que mais salta à vista é o domínio dos advogados e juristas nas bancadas da direita e o dos professores nos grupos da esquerda.
A frente de negociação que o secretário-geral do PS abriu com a CDU (que congrega a bancada do PCP e de Os Verdes) e o BE veio dar uma unidade invulgar a estes três partidos, vincando mais do que nunca a divisão entre esquerda e direita na Assembleia da República.
Olhando para o perfil dos deputados de um lado e de outro, há uma diferença que salta à vista: o peso dos advogados e juristas nas bancadas de direita só encontra eco na proporção de professores nas bancadas de esquerda. Vamos aos números: se somarmos a bancada do PSD com a bancada do CDS-PP cerca de 37% são advogados ou juristas. Já nas bancadas da esquerda (PS, BE e CDU),quase 20% são professores, a profissão com mais expressão. Outra conclusão que se pode tirar quando se compara os grupos parlamentares é a de que a direita é tendencialmente mais qualificada. Para este resultado é determinante a falta de informação sobre o grau académico de 40% dos deputados do PS. Olhando individualmente para cada uma das bancadas, o BE destaca-se como a mais qualificada, com 48% dos seus parlamentares a apresentarem graus académicos acima da licenciatura. Segue-se o PSD e depois o CDS. A CDU aparece em último lugar. Também se pode dizer que a esquerda é mais feminina do que a direita. Mas é por pouco: 33% dos parlamentares do PS, Bloco e PCP são mulheres, ao passo que à direita esta percentagem desce para32%. Finalmente, em termos etários não é possível traçar um perfil claro para esquerda e direita. Enquanto o PS e o PSD têm a média de idades mais alta, os restantes têm os deputados mais novos.
O PERFIL DE TODOS OS DEPUTADOS, DISTRITO A DISTRITO
Veja as caras, saiba a idade e profissão e conheça os currículos dos deputados que vão tomar posse esta sexta-feira, 23 de Outubro, no Parlamento. Uma informação disponibilizada em mapa, para consultar os dados do seu distrito.
Como consultar:
Mais lidas