Banca & Finanças Deutsche Bank vende negócio de retalho em Portugal a espanhóis da Abanca

Deutsche Bank vende negócio de retalho em Portugal a espanhóis da Abanca

A alienação da área de retalho, banca comercial e privada, do Deutsche Bank deverá estar concluída no primeiro semestre de 2019.
Deutsche Bank vende negócio de retalho em Portugal a espanhóis da Abanca
reuters
Diogo Cavaleiro 27 de março de 2018 às 10:24

O Deutsche Bank vendeu o seu negócio em Portugal aos espanhóis da Abanca, segundo revelado esta terça-feira, 27 de Março.

 

"O Deutsche Bank anunciou, hoje, ter chegado a acordo para vender o seu negócio local de retalho, Private and Commercial Clients (PCC), em Portugal, ao Abanca Corporación Bancaria S.A", indica a instituição em comunicado.

 

"A conclusão da transacção fica condicionada às aprovações regulatórias exigidas, entre outras condições operacionais. Ambas as partes estão empenhadas na conclusão da transacção no primeiro semestre de 2019", sublinha o comunicado. O negócio demorará, assim, um ano para se concretizar.

 

A operação significa o reforço de um novo grupo espanhol que está presente em Portugal mas de forma muito limitada. "A Abanca já opera em Portugal através de quatro balcões, com um modelo de negócio focado nas pequenas e médias empresas".

 

O negócio do banco alemão fica apenas na banca de investimento e a empresas. "O Deutsche Bank vai manter uma presença em Portugal, através da sucursal Deutsche Bank Portugal, que desenvolverá actividade ao nível da banca corporativa e de investimento, incluindo Global Transaction Banking, prestando serviços bancários às empresas nacionais e estrangeiras, instituições financeiras, ao Estado e demais entidades públicas", explica o comunicado do grupo alemão.

 

Foi em 2011 que o Deutsche Bank transformou a operação em Portugal numa sucursal, de modo a fugir ao risco nacional, já que o país estava na altura sob intervenção externa. A alienação da operação foi estando sempre em cima da mesa, tendo sido anunciada agora em 2018. 

Segundo o comunicado emitido pela assessoria do banco espanhol, a carteira de crédito que é comprada ao Deutsche Bank é de 2,4 mil milhões de euros, com depósitos de mil milhões e 3,1 mil milhões em activos sob gestão. Contam-se 330 colaboradores em 41 centros localizados, a maioria em Lisboa e Porto.

Além da venda, "a Abanca e Deutsche Bank tencionam estudar uma potencial colaboração comercial para Portugal", indica a nota, sem maiores indicações. Não há indicação de valor da transacção.




Saber mais e Alertas
pub