Tecnologias Governo avança com legislação para carros autónomos

Governo avança com legislação para carros autónomos

O Executivo vai avançar, já no próximo ano, com legislação que permita a realização de testes para carros autónomos nas ruas portuguesas, revela o secretário de Estado da Indústria.
André Veríssimo Rosário Lira 05 de Novembro de 2016 às 21:00

"Queremos criar legislação que permita usar as ruas de Portugal para piloto, para testes de carros" autónomos, adianta João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, em entrevista ao Negócios e à Antena 1. O diploma avança no próximo ano.

 

A regulamentação desta área é uma das estratégias do Ministério da Economia para atrair empresas e investimento. "Nós estamos muito focados em alterar regulação e em que isso sirva para atrair start-ups e centros de investigação e ciência nesses sectores", explica João Vasconcelos no programa Conversa Capital.

A adopção de legislação em áreas inovadoras não se ficará por aqui. O Governo vai avançar também com regulamentação para os drones e as novas empresas tecnológicas ligadas à área financeira, as "fintech".

"Não estou satisfeito que a maior plataforma de ‘equity crowdfunding’ da Europa que é a Seedrs, que movimentou o ano passado 120 milhões de libras, que tem um fundador português, que tem uma equipa em Portugal, tenha sede em Londres porque o Reino Unido é o país onde a regulação mais rapidamente avançou. Isso não é admissível", diz o secretário de Estado.

 

Ao contrário dos carros autónomos e dos drones, o trabalho legislativo para as Fintech ainda não arrancou.




A sua opinião8
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Atrair investidores,não compradores como a Isabel- Há 3 semanas

E que tal pôr os pés na terra ? 1º de tudo é preciso modernizar a justiça,a administração central,assembleia da R. e mais um montão de serviços que são autênticos sorvedouros de dinheiro público.acabar com os burocratas,e com serviços duplicados e triplicados que servem apenas para entreter FPs

José Bernardo Há 3 semanas

Começo por dizer sr João Vasconcelos que em Portugal isso não é prioridade se tiver que fazer esses testes faça-o na sua RUA, porque em 1º lugar uma grande parte das estradas e ruas 80% estão uma porcaria para não dizer outra palavra e por outra há assuntos mais prementes para se resolver.

Anónimo Há 3 semanas

mai nada dalhééééé

Marco Sampaio Há 3 semanas

Um passo importante, basta ver que há marcas que já os vendem e para 2020 já se espera que todas as marcas tenham pelo menos 1 modelo na sua linha que conduza sozinho.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub