Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral Apontar e disparar  20.02.2018 Fernando Sobral
Na sua imensa sapiência um dos mais notáveis jesuítas portugueses, o padre António Vieira, dizia que: "Uma união de pedras é um edifício. O edifício sem união é ruína."
Fernando Sobral Saudi Aramco: objectivo petróleo 19.02.2018 Fernando Sobral
A próxima privatização da Saudi Aramco está a despertar muitos apetites. Donald Trump não está só na corrida. A Rússia está a aproximar-se de Riade com o apoio da China. 
Fernando Sobral O momento Kodak  19.02.2018 Fernando Sobral
O PSD, para regressar ao poder, neste tempo de bonança económica que favorece o Governo, precisa de ter um projecto com propostas sólidas e não generalidades com que todos podem concordar, porque são demasiado vagas.
Fernando Sobral O comboio dos torresmos 18.02.2018 Fernando Sobral
Há dias, em entrevista ao ABC, António Costa fechou as portas da carruagem: "A alta velocidade é um tema tabu na política portuguesa e vai sê-lo por muito tempo." Sobre o novo aeroporto, o tabu é idêntico.
Fernando Sobral A santa aliança alemã 15.02.2018 Fernando Sobral
Ninguém fica indiferente à Alemanha. Porque se tornou o coração da Europa unificada e Angela Merkel, nos últimos anos, acabou por ser a sua face.
Fernando Sobral Rio é um fruto ou um vegetal? 14.02.2018 Fernando Sobral
Em 1893, o Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos deliberou que o tomate era um vegetal. A decisão era importante: se o tomate tivesse sido considerado um fruto e não um vegetal escaparia a uma taxa de 10%.
Fernando Sobral A ditadura na internet 13.02.2018 Fernando Sobral
John Perry Barlow foi um vagabundo global. Cowboy, poeta (escreveu temas para os Grateful Dead), filósofo e profeta da revolução digital, desapareceu há poucos dias.
Fernando Sobral A Gulbenkian e a Partex  11.02.2018 Fernando Sobral
Calouste Gulbenkian foi um solucionador de conflitos e um negociador nato. Se o petróleo foi a fonte da sua riqueza, a sua capacidade de diplomata tornou-o um atento observador das belezas do mundo.
Fernando Sobral Da inevitabilidade ao futuro 08.02.2018 Fernando Sobral
Vivemos tempos de espanto e de estilhaçar de certezas. Em Portugal e no mundo. Sobra tecnologia e falta reflexão. Talvez por isso a entrevista do general Ramalho Eanes, no passado sábado ao "Expresso", traga alguma claridade a estes tempos.
Fernando Sobral Tempo de congressos 07.02.2018 Fernando Sobral
A Primavera é a estação do renascimento. Até para os partidos, que têm sempre mais dificuldade em respirar oxigénio renovado, porque geralmente preferem o ar condicionado onde se reproduzem as ideias bolorentas onde gostam de viver.