Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral Zorro e o Novo Banco 28.03.2017 Fernando Sobral
O Zorro, uma espécie de cavaleiro errante, teve muitas aventuras com Tonto, o seu fiel amigo índio. Numa delas, cavalgando por um enorme vale, descobrem-se cercados por um grupo de apaches.
Fernando Sobral Jogos sem Fronteiras 28.03.2017 Fernando Sobral
Os célebres "Jogos sem Fronteiras", programa televisivo que teve muito sucesso em Portugal, nasceram alguns anos depois do Tratado de Roma. O criativo de serviço não estava habituado a pensar em formatos televisivos.
Fernando Sobral A complexa guerra contra o Daesh  27.03.2017 Fernando Sobral
Na luta contra o Daesh todas as alianças são muito frágeis. A Turquia, por exemplo, arrisca-se a perder politicamente, porque Rússia e EUA querem dar poder aos curdos.  
Fernando Sobral Dijsselbloem, o anjo inútil 22.03.2017 Fernando Sobral 37
Na história da política há muitos idiotas úteis. Na política europeia há um anjo inútil: Jeroen Dijsselbloem. A sua única utilidade, até hoje, foi ser uma versão sofrível de bobo da corte de Wolfgang Schäuble.
Fernando Sobral O pão-de-ló da CGD 21.03.2017 Fernando Sobral
Em "O Ouro do Reno", a ópera que funciona como prólogo da tetralogia de Wagner, um nibelungo chamado Alberich desdenha o amor em troca de um tesouro escondido no fundo de um rio.
Fernando Sobral Em busca do Japão 21.03.2017 Fernando Sobral
Numa altura em que o Japão busca o seu lugar na Ásia e no mundo, tentando encontrar novas alianças, é bom pensar que Portugal poderia olhar para esta oportunidade.
Fernando Sobral Jack Bauer e Teresa Coelho 20.03.2017 Fernando Sobral
Os fãs da série "24" estavam desesperados. Mas a boa nova chegou: Jack Bauer já tem um substituto para salvar o mundo. Chama-se Eric Carter e surge em "24: Legacy".
Fernando Sobral As decisões Freddie Krueger 15.03.2017 Fernando Sobral
Por vezes Portugal parece um museu de cera: derrete-se cada vez que uns raios de sol surgem. O seu drama não é complexo: não tem elites ou a generalidade das que tem são curtas de ideias e deficitárias sobre o que querem para o país.
Fernando Sobral Os Medici e o Montepio   14.03.2017 Fernando Sobral
Florença foi o oásis da Renascença. No seu centro estava uma actividade que viria a ser determinante no Ocidente, a indústria bancária. E liderando esta esteve uma família, os Medici.
Fernando Sobral A sorte de Assunção Cristas 14.03.2017 Fernando Sobral 27
Quando um partido fica órfão do poder tem, normalmente, uma tendência: dizer que se vai renovar. Ou rever o seu programa, para provar que não ficou amarrado a ideias caducas e congelado pelo passado.