Cronista
Fernando Sobral Jornalista

Fernando Sobral é jornalista do Negócios. Tem formação em Direito. Iniciou a sua actividade no DN/Jovem tendo passado por diversos órgãos de comunicação social como o Semanário, O Independente, Se7e e Diário Económico. É autor de diversos livros, como “Os Anos Sócrates” (política), “L-Ville” e “Ela Cantava Fados” (novelas) e co-autor de “Barings, O Banqueiro de Portugal” ou “Os Mais Poderosos da Economia Portuguesa”.  

Fernando Sobral A longa marcha de Donald Trump 19.07.2018 Fernando Sobral
Trump não se vê como presidente político dos EUA: olha-se como o CEO da EUA Tower. Por isso toda a sua confusa estratégia tem a ver com a instabilidade e com a disseminação do caos.
Fernando Sobral O silêncio de Pinho 18.07.2018 Fernando Sobral
Para a justiça e para a política. Como foi visível. Pinho, sobranceiro, dançou no meio de magistrados e deputados. E saiu em ombros.
Fernando Sobral O nó górdio de Azeredo 17.07.2018 Fernando Sobral 47
Não sendo um personagem de "Alô, Alô!", por razões temporais, Azeredo Lopes tem conseguido sobreviver ao pântano de Tancos porque ninguém dá por ele.
Fernando Sobral China/EUA: a guerra comercial 16.07.2018 Fernando Sobral
A guerra comercial entre os Estados Unidos e a China promete não ter um resultado de soma zero. As duas economias estão demasiado interligadas para que exista um vencedor.
Fernando Sobral A nação de Clouseau 16.07.2018 Fernando Sobral
O Governo sabe que sem os votos dos funcionários públicos não há maiorias neste país. Por isso os debates do Estado da Nação são um bocejo. Longo e entediante.
Fernando Sobral O sabor da corrupção 01.07.2018 Fernando Sobral 40
A corrupção, entre nós, é tão comum como os tremoços ou os caracóis. Faz parte do nosso quotidiano e alimenta as nossas teorias da desconfiança. Este é um país de desconfiados.
Fernando Sobral A Europa a implodir 28.06.2018 Fernando Sobral 29
A crise migratória apenas pode acelerar a destruição da UE. Na era em que o dinheiro navega pela internet, os seres humanos viajam em barcos frágeis.
Fernando Sobral Lisboa e as alforrecas  27.06.2018 Fernando Sobral 43
Medina e Salgado têm transformado Lisboa em tudo aquilo que António Costa diz que não deseja. E que destrói, a prazo, o que diferencia Lisboa de Barcelona ou do Dubai.
Fernando Sobral O nosso VAR   26.06.2018 Fernando Sobral
Se o VAR se aplicasse ao modo austero como a selecção nacional tem jogado neste futebol, diríamos que Portugal ainda não saiu da tutela da troika. Portugal não investe, poupa.
Fernando Sobral A confusão táctica 25.06.2018 Fernando Sobral
Em certos momentos, o PSD parece a equipa de futebol da Argentina: é uma enorme confusão táctica. Ninguém se entende: todos jogam para Messi e este, quando está amuado, esquece-se de driblar e rematar.