pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Jorge Fonseca de Almeida - Economista
07 de Março de 2017 às 21:43

Qual é a sua visibilidade?

Quando alguém procura o seu produto ou serviço na internet recorrendo a um motor de busca, em que lugar aparece a sua oferta? No topo? Na primeira página? Na vigésima página?

As primeiras entradas são as que atraem mais visitantes e as da trigésima página poucas ou nenhumas pessoas se dão ao trabalho de abrir. Mais visitantes significa mais clientes, mais vendas, mais impacto da comunicação, maior eficiência do investimento na presença online.

Percebe-se então porque é que as empresas se devem preocupar com o SEO? SEO na terminologia anglo-saxónica significa "Search Engine Optimization", um processo de perceber o mecanismo de funcionamento dos vários motores de busca e de otimização do posicionamento do site/blogue/página nas redes sociais/etc. da empresa por forma a aumentar a sua visibilidade.

Inicialmente, a simples introdução de palavras-chave e a remoção de barreiras à indexação promoviam a visibilidade das empresas, mas as empresas detentoras dos motores de busca foram melhorando os seus algoritmos para evitar a manipulação dos resultados, levando a que essas simples técnicas extremamente difundidas se tornassem ineficientes.

A introdução de memória sobre o histórico de navegação permitiu personalizar a busca de cada pessoa, aumentando a dificuldade em otimizar os resultados das empresas para que possam surgir nos primeiros lugares para muitos utilizadores.

Hoje, aumentar a visibilidade de um site exige um cuidadoso planeamento e o recurso a especialistas. Um novo ramo de atividade que tem florescido na última década.

Sabendo-se que os clientes pesquisam por palavras, mas também por imagens, vídeos, mapas, notícias e muitas outras alternativas oferecidas pelos motores de busca, a empresa tem de decidir em que categoria(s) quer ter maior proeminência. Que interessa surgir em primeiro lugar em mapas se os seus clientes normalmente pesquisam os produtos que oferece por vídeos, categoria em que surge na quinta página?

A recente explosão da pesquisa por voz, criando uma nova e importante categoria, vem lançar novos desafios a quem pretende otimizar a visibilidade da sua oferta. A diversidade de sotaques, sons semelhantes, timbres de voz, dificultam a otimização do posicionamento.

Para uma pequena ou média empresa obter uma boa proeminência não é fácil, e cada vez o será menos. Exige em primeiro conhecimento dos hábitos de pesquisa dos clientes (que motores de busca usam, que categorias usam). Exige depois uma estratégia clara, procurando maior visibilidade onde ela é mais possível, necessária e eficiente. Por último, um apoio de especialistas em SEO que lhe permita implementar com sucesso a estratégia definida.

Quantas empresas se preocupam com a sua visibilidade na internet? Quantos milhões em vendas potenciais se perdem assim para a concorrência?

Economista

Este artigo está em conformidade com o novo Acordo Ortográfico 

Ver comentários
Ver mais
Publicidade
C•Studio