A correcção que acalma os touros
Estou mais optimista agora que o mercado atirou para fora da carruagem aqueles que acreditam que se pode chegar à lua em 24 horas.
Há três semanas, os investidores nacionais andavam eufóricos. Finalmente, após um longo período de quedas, a Bolsa portuguesa dava o seu primeiro grande sinal de força, quebrando resistências e fazendo disparar algumas acções. Após algumas normais correcções, começamos a ver alguns investidores desiludidos pela falta de força do mercado e a regressarem ao cepticismo.
Desde aí, tenho procurado neste espaço de opinião ir acompanhando semanalmente a evolução do mercado neste momento importante. Há três semanas atrás, defendi que deveríamos estar próximos de uma correcção e que esse movimento seria saudável para aliviar os indicadores, reduzir a euforia e trazer algum cepticismo - algo fundamental para as subidas, por mais paradoxal que possa parecer.
A Bolsa portuguesa tem seguido à risca esta cartilha e tem corrigido lentamente, com diminuição de volume, aliviando os indicadores que estavam "sobrecomprados", fazendo alguns duvidar da força do mercado e abanando algumas "mãos fracas". Quem tem acompanhado este espaço de opinião, não estará surpreendido pelo que tem acontecido.
Para que o PSI continue a fazer o trajecto perfeito é decisivo que a zona entre os 4700 e os 4850 pontos sustenha esta correcção pois, caso contrário, o que aconteceu não passará de um mero ressalto. Até lá, estas retracções fazem parte do processo natural da subida. Se muitos estavam muito optimistas há 3 semanas atrás, eu estou bem mais agora que o mercado atirou para fora da carruagem aqueles que acreditam que se pode chegar à lua em 24 horas.
Comente aqui o artigo de Ulisses Pereira
Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui
Analista Dif Brokers
Mais lidas