pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

C-Studio

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

A revolução da inteligência artificial e das tecnologias no Multibanco e no MB WAY

A SIBS celebrou o 40º aniversário da rede MULTIBANCO e uma década de MB WAY com uma conferência no MEO Arena, em Lisboa. MULTIBANCO e MB WAY apresentaram novidades que vão tornar ainda mais fácil a vida dos utilizadores.

09:00
Vítor Fernandes, presidente do conselho de administração da SIBS
Vítor Fernandes, presidente do conselho de administração da SIBS CStudio

Inovações portuguesas, a rede MULITBANCO e o serviço MB WAY são exemplos na Europa e no mundo de infraestruturas e software em que o país se distingue e que mudaram por completo a forma de levantarmos e enviarmos dinheiro ou como fazemos pagamentos ou transferências bancárias.

Os 40 anos de existência da rede Multibanco e os 10 anos do serviço MB WAY foram assinalados pela SIBS com uma conferência realizada ontem no MEO Arena, em Lisboa: “A Revolução do MB WAY: Inovação com Impacto”.

A grande novidade do MULTIBANCO é que apresenta agora uma nova voz gerada por inteligência artificial. Já são muitos passos à frente da primeira “pedra”, que foi o lançamento da rede de caixas automáticos MULTIBANCO, a 2 de setembro de 1985, com nove equipamentos, em Lisboa e Porto, que permitiam fazer levantamentos, consultas de saldos e movimentos e alteração de PIN. Hoje, são cerca de 13 mil equipamentos espalhados por todo o país, que possibilitam fazer mais de 90 operações diferentes.

70MILHÕES
Em média, por mês, são realizadas 70 milhões de operações via MB WAY, incluindo compras físicas e online, pelos mais de 10 milhões de cartões adicionados na plataforma.

Em média, por mês, são realizadas 70 milhões de operações via MB WAY, incluindo compras físicas e online, pelos mais de 10 milhões de cartões adicionados na plataforma.

“Há 40 anos nascia o primeiro grande motor de inovação e digitalização em Portugal. Hoje, a rede MULTIBANCO continua presente diariamente na vida dos portugueses, muito graças à sua inovação, conveniência e simplicidade. 40 anos depois continuamos a inovar, apresentando hoje uma nova voz, gerada por inteligência artificial, que, ao premir a tecla 5, apoia os portugueses a efetuar as suas operações”, afirma Vítor Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da SIBS.

Uma estratégia de atualização permanente às novas tecnologias que tornam a rede MULTIBANCO num “caso ímpar de inovação a nível global”, como frisou Vítor Fernandes.

15Operações
O MB WAY disponibiliza mais de 15 operações através da app própria do serviço ou de uma das 14 apps bancárias que o disponibilizam.

Em 2024, foram realizadas mais de 693 milhões de operações na rede de Caixas MULTIBANCO, das quais a maioria (mais de 55%) foram outras operações digitais/não presenciais que não levantamentos, o que comprova que este canal é utilizado pelos portugueses para a realização de diversas operações financeiras do dia a dia, como pagamento de serviços, pagamentos ao Estado, transferências, carregamento de telemóveis, entre outras.

MB WAY: seis milhões de utilizadores

São já seis milhões os utilizadores que usufruem diariamente das inúmeras vantagens do MB WAY. Os números comprovam mais uma vez que este é o serviço preferido de quem utiliza apenas o telemóvel para fazer compras, transferências imediatas e levantamentos, entre outras operações.

Os utilizadores preferem esta plataforma para enviar e receber dinheiro por ser a forma mais fácil, rápida e segura. Através do MB WAY é possível confirmar a conta e o IBAN de onde vai ser realizada a transferência, assim como o nome do primeiro titular da conta de destino.

Em média, por mês, são realizadas mais de 70 milhões de operações, incluindo compras físicas e online, pelos mais de 10 milhões de cartões adicionados na plataforma.

“O MB WAY nasceu com o propósito de oferecer inovação, conveniência, simplicidade e segurança. Hoje, além disso, posiciona Portugal na vanguarda do setor dos pagamentos europeus, e impulsiona os pagamentos no mercado europeu, rumo à interoperabilidade com outras soluções de pagamentos digitais europeias”, afirma Vítor Fernandes, Presidente do Conselho de Administração da SIBS.

Atualmente, o MB WAY disponibiliza mais de 15 operações através da app própria do serviço ou de uma das 14 apps bancárias que o disponibilizam, põe a tecnologia e a inovação ao serviço de causas com impacto na sociedade como o “Ser Solidário”, e garante o pagamento em qualquer loja mesmo que o telemóvel esteja desligado ou sem internet

4,2Milhões
A iniciativa “Ser Solidário” está disponível no MB WAY e também nas caixas Multibanco, e permitiu angariar cerca de 4,2 milhões de euros em donativos no último ano.

Iniciativa “Ser Solidário”

O MB WAY “Ser Solidário” é uma iniciativa na área de responsabilidade social que permite fazer e receber donativos de forma totalmente gratuita, para mais de 250 instituições de solidariedade, de forma fácil, segura e completamente transparente. A iniciativa “Ser Solidário” está disponível no MB WAY e também nos Caixas MULTIBANCO, e permitiu angariar cerca de 4,2 milhões de euros em donativos no último ano.

Adicionalmente, nos últimos dois anos a SIBS desenvolveu a iniciativa "Voto Solidário", através da qual os utilizadores podem decidir mensalmente entre duas causas a apoiar, atribundo a SIBS um donativo adicional de 1.500 euros à causa vencedora. Adicionalmente, os utilizadores do MBWAY podem ainda fazer o seu donativo através da aquisição do "MB WAY pulse solidário", uma versão solidária do MB WAY pulse em formato de Multinho, a conhecida mascote do MULTIBANCO que permite aos utilizadores contribuírem para as instituições do “Ser Solidário”.

O MB WAY Pulse permite realizar pagamentos sem contacto em todos os terminais de pagamento da rede MULTIBANCO, através de outros dispositivos wearables: o MB WAY Pulse band (pulseira), o MB WAY Pulse watchloop (presilha para o relógio), o MB WAY Pulse keychain (porta-chaves), o MB WAY Pulse tag (marcador para fio ou outro dispositivo).

SIBS assegura serviços a mais de 150 milhões de utilizadores: Com mais de quatro décadas de história, a SIBS disponibiliza serviços tecnológicos e digitais, modernos, fiáveis e seguros, designadamente na área dos pagamentos, a mais de 150 milhões de utilizadores, a mais de 190 milhões de utilizadores, mais de 90 instituições financeiras e a milhares de empresas em várias geografias, em 4 continentes, assegurando o processamento global de mais de 14.5 mil milhões de transações por ano. A SIBS é responsável pela gestão das Redes MULTIBANCO, nos seus múltiplos canais – desde Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático, aos meios online ou telemóveis - e ATM Express. Paralelamente, é referência nacional em Business Process Outsourcing e líder na Península Ibérica na produção e personalização de cartões. Com base em tecnologia e know-how portugueses, a SIBS consolida a sua presença internacional, com uma presença em Portugal, Polónia e Roménia, contribuindo para impulsionar os pagamentos e a economia digital da Europa, e nos países em desenvolvimento em África e na Ásia. Com a inovação no seu ADN, a SIBS criou e desenvolveu o MB WAY, a primeira solução de pagamentos instantâneos da Zona Euro, e a mais completa à data, que conta já com 6.5 milhões de utilizadores que utilizam as suas múltiplas funcionalidades e todos os dias fazem compras, transferências imediatas e levantamentos, utilizando apenas o telemóvel.
Vítor Fernandes, presidente do conselho de administração da SIBS
Debate com Isabel Guerreiro (Santander), João Pedro Oliveira e Costa (BPI), João Paixão Moreira (Novo Banco), Miguel Maya (millenium bcp) e Paulo Macedo (CGD), moderado por Joana Petiz (diretora do Sapo) CStudio
A Revolução no MB WAY: Inovação com Impacto O papel dos pagamentos digitais na modernização da economia portuguesa e a forma como a plataforma liga pessoas, negócios e experiências foram os motes para os dois painéis de debate na conferência realizada no MEO Arena. Na conferência “A Revolução do MB WAY: Inovação com Impacto”, promovida pela SIBS, e realizada na quinta-feira, no MEO Arena, em Lisboa, refletiu-se sobre o papel da digitalização no sistema financeiro, a transformação dos pagamentos e o impacto social e económico das soluções desenvolvidas pela empresa portuguesa. Vítor Fernandes, presidente do Conselho de Administração da SIBS, sublinhou, na sessão de boas-vindas, pelas 14h30, que “o MB WAY é um caso de sucesso nacional que continua a reinventar-se e a gerar impacto positivo em toda a sociedade”. O papel da liderança e da inovação no futuro do setor financeiro esteve no centro da intervenção do keynote speaker da banca Nuno Fernandes, managing partner da Odgers Board Solutions e professor catedrático na IESE Business School. O primeiro painel de debate, “A digitalização como motor de transformação económica – o papel dos pagamentos digitais na modernização da economia portuguesa”, garantiu uma discussão focada no impacto dos pagamentos digitais na economia nacional. O painel, moderado por Joana Petiz, diretora do SAPO, contou com Isabel Guerreiro (Santander), João Pedro Oliveira e Costa (BPI), João Paixão Moreira (Novo Banco), Miguel Maya (Millennium bcp) e Paulo Macedo (CGD). A conversa explorou a ideia de que a evolução dos sistemas de pagamento – das soluções contactless às plataformas digitais integradas – tem impulsionado a modernização económica, criando novas oportunidades para empresas e consumidores e reforçando o papel da banca como pilar da digitalização. Depois deste primeiro painel, o economista Pedro Brinca, professor na Nova SBE, subiu ao palco para apresentar o estudo “Impacto Socioeconómico da SIBS na sociedade portuguesa”. O segundo painel de debate, “Conveniência, Proximidade, Inovação: Como o MB WAY liga pessoas, negócios e experiências”, foi moderado por Marlene Gaspar, diretora-geral da LL&C Portugal. A conversa juntou Bárbara Barroso (Money Lab), Cristina Pimentel (STCP), Isabel Jonet (Banco Alimentar), Miguel Bento (SL Benfica) e Roberta Medina (Rock in Rio). O debate centrou-se na forma como o MB WAY tem simplificado a relação dos portugueses com os pagamentos digitais, aproximando pessoas, negócios e causas sociais. O impacto da plataforma vai muito além da conveniência, que foi o ponto de partida, e abrange inclusão, literacia financeira e novas experiências. A apresentação sobre o futuro dos pagamentos encerrou a parte profissional do evento, com Teresa Mesquita, administradora executiva da SIBS. 

Mais notícias