Presente no Porto há quase duas décadas, a operação da Vieira de Almeida, Sociedade de Advogados (VdA) tem sido marcada por um crescimento consistente, proximidade com o tecido económico e um compromisso firme com a região. “Temos vindo a acompanhar de perto a evolução das empresas do Norte, contribuindo para projetos transformadores em setores estratégicos. O balanço é muito positivo: construímos relações duradouras e de confiança e consolidámos a nossa presença junto de organizações que, como nós, acreditam no potencial do Norte para liderar a inovação e a internacionalização”, começa por explicar João Velez de Lima, sócio da Área Fiscal da VdA e responsável pelo escritório do Porto.
Nesse contexto, a VdA inaugurou recentemente as suas novas instalações na ICON Tower. A inauguração das novas instalações neste emblemático edifício do Porto traduz o investimento da organização num ambiente de trabalho colaborativo, aberto à criatividade e à excelência. “O espaço foi concebido para potenciar a interação entre equipas, estimular a partilha de conhecimento e promover o bem-estar dos nossos profissionais. Pretendemos que seja mais do que uma base operacional: um ponto de encontro para o desenvolvimento de ideias e soluções inovadoras, criando valor para os clientes e para o ecossistema empresarial do Porto”, informa João Velez de Lima.
Atrair e reter talentos
Este investimento é igualmente uma aposta clara na valorização do talento da região. A proximidade em relação aos principais polos universitários e tecnológicos do Norte permite à VdA “atrair jovens profissionais de excelência e integrá-los, desde cedo, em projetos desafiantes, nomeadamente nas áreas da digitalização e da inteligência artificial”.
A história da sociedade de advogados reforça, assim, uma cultura de “aprendizagem contínua, diversidade e bem-estar, criando condições para percursos de carreira diferenciadores, com impacto nacional e internacional”, sublinha o responsável da VdA no Porto.
Fica assim explícito que o Porto e o Norte são pilares da estratégia da VdA, em Portugal e no exterior, até por se tratar de uma região “dinâmica, com forte capacidade de atração de investimento e vocação exportadora”. “A partir do Porto, aliamos conhecimento profundo do contexto regional a uma visão global, apoiando empresas de setores estratégicos – como energia, indústria e tecnologia – a afirmarem-se em mercados internacionais e a liderarem tendências de crescimento e inovação”, refere João Velez de Lima.
Sobre a forma como a presença da VdA na região contribui para reforçar a relação com empresas e instituições locais, o sócio da Área Fiscal da VdA e responsável pelo escritório do Porto diz pautar-se por “uma proximidade efetiva e por um acompanhamento permanente de clientes e parceiros institucionais. Atuamos como parceiros na definição e execução das suas estratégias de crescimento, assentes em relações de confiança. Participamos ativamente nos principais fóruns empresariais e académicos da região, contribuindo para projetos de inovação e para a partilha de conhecimento – elementos essenciais a um desenvolvimento sustentável e competitivo do Norte.”
Visão global
Quanto ao posicionamento da VdA para apoiar as empresas da região a transformar desafios locais em oportunidades globais, é de “parceiro estratégico”, combinando “experiência internacional com profundo conhecimento do contexto regional”. E João Velez de Lima concretiza: “Disponibilizamos equipas multidisciplinares para apoiar processos de internacionalização, transformação digital, enquadramento regulatório e acesso a novos mercados. Acompanhamos com particular atenção a evolução em áreas como a inteligência artificial, antecipando tendências, desenvolvendo soluções inovadoras e contribuindo para que projetos locais se tornem referências globais.”
João Velez de Lima não termina sem falar nos desafios e nas oportunidades que a VdA tem no Porto e em toda a região Norte, onde as empresas se destacam pelo empreendedorismo, pela vitalidade da sua rede de inovação e pela aposta crescente em setores como energia, biotecnologia, digital e inteligência artificial. “Entre os maiores desafios, destaco o ritmo acelerado da transformação tecnológica e regulatória e a atração e retenção de talento altamente qualificado. Vemos nesses desafios oportunidades para reforçar a nossa missão de estar na vanguarda da inovação jurídica, apoiar as empresas na antecipação de tendências e riscos e contribuir para que o Norte se afirme, de forma sustentável, como referência nacional e internacional em inovação, investimento e criação de valor”, conclui.