Automóvel Autarquias portuguesas estão a seduzir a Tesla

Autarquias portuguesas estão a seduzir a Tesla

Várias autarquias em Portugal estão interessadas e preparadas para receber a fábrica europeia da marca norte-americana, tendo já iniciado contactos para atraírem a construtora de carros eléctricos.
Autarquias portuguesas estão a seduzir a Tesla
Bloomberg
André Cabrita-Mendes 22 de Novembro de 2016 às 22:00
Várias autarquias portuguesas estão a mexer-se com o objectivo de atrair o investimento da construtora de carros eléctricos Tesla. A marca norte-americana já se reuniu com o Governo português sobre a possibilidade de instalar no longo prazo a sua fábrica europeia em Portugal, conforme avançou o Negócios.

Perante a possibilidade de a empresa liderada por Elon Musk escolher Portugal como a sua base europeia, algumas câmaras municipais já se colocaram no terreno para mostrarem que estão dispostas a receber a gigafábrica, onde são produzidos os carros eléctricos e as baterias de iões de lítio da marca.

O tiro de partida foi dado por Torres Vedras, com o autarca Carlos Bernardes (PS) a mostrar disponibilidade para receber este investimento junto do Executivo de António Costa. "O presidente da Câmara Municipal manifestou total interesse e disponibilidade, junto do Governo, para que o gigante da indústria automóvel se instale no concelho de Torres Vedras, numa política de captação de investimento e de emprego", anunciou a autarquia nas redes sociais.




O presidente da Câmara Municipal manifestou total interesse e disponibilidade, junto do Governo, para que o gigante da indústria automóvel se instale no concelho de Torres Vedras. Carlos bernardes Autarca de Torres Vedras

Mas Torres Vedras não está sozinha para atrair um investimento que significa muitos postos de trabalho. O concelho onde está localizada a  maior fábrica automóvel em Portugal, a Autoeuropa, acena com vários argumentos de peso para receber este investimento.

"Desde logo o nosso posicionamento estratégico na península de Setúbal, a dois passos de Lisboa, com a possibilidade de ligação a grandes eixos de indústria, ao porto de Setúbal, assim como as ligações ferroviárias existentes para o Norte e Sul de Portugal", diz ao Negócios o autarca de Palmela, Álvaro Amaro (CDU).

Palmela já deu assim início a uma ronda de contactos para perceber como é que pode "contribuir para que este investimento se torne possível", confessou Álvaro Amaro.

Mangualde é outro dos concelhos portugueses que conta com uma relevante fábrica automóvel – a PSA Peugeot Citroen –, e a sua autarquia está atenta a todos os desenvolvimentos. "Nós queremos que a Tesla venha para Portugal. Estamos muito atentos, mas neste momento o segredo é a alma do negócio", disse João Azevedo (PS). O autarca também sublinhou que o "interior do país é uma grande opção" para a Tesla.

"Temos a certeza absoluta que a exposição solar do nosso país é um factor decisivo", disse o autarca, referindo-se ao facto de a gigafábrica produzir parte da energia que consome através das centenas de painéis solares instalados no telhado. E destacou que Portugal é um dos principais produtores mundiais de lítio, minério que é precisamente usado pela Tesla para produzir baterias.


Fábrica na Europa só no longo prazo

No início de Novembro, o líder da Tesla, Elon Musk, revelou que a companhia estava a planear instalar uma fábrica na Europa e que o país seria escolhido no próximo ano.

Contactada pelo Negócios, a Tesla apontou que uma fábrica europeia só avança no longo prazo: "Sempre dissemos que faria sentido no longo prazo ter uma fábrica próxima dos mercados principais (Europa e Ásia), a juntar às nossas fábricas nos EUA. No entanto, actualmente não estamos à procura de uma localização", disse o porta-voz da marca.

Só para construir a gigafábrica nos EUA foram investidos 5 mil milhões de dólares para criar 6.500 empregos directos e 22 mil indirectos entre os fornecedores.




A sua opinião18
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado GabrielOrfaoGoncalves Há 2 semanas

À atenção dos nossos autarcas:
A TESLA vai para Espanha, para Barcelona ou para Valência: perto de um porto de mercadorias e de linhas ferroviárias de bitola europeia de transporte de mercadorias. O engenheiro que não é engenheiro, o Sócrates, quis apostar tudo no TGV e nos passageiros. Pôs de parte o transporte de mercadorias e as ligações das linhas ferroviárias de transporte de mercadorias à Europa - para o que tinha de se investir em novas linhas de transporte de mercadorias (25 toneladas / eixo) em bitola europeia. O homem só queria era passageiros, passageiros, passageiros. Hoje não temos nem TGV nem linhas de mercadorias que nos liguem à Europa. E gastaram-se milhões em estudos! A TESLA vai para Espanha e queira Deus que a AutoEuropa não vá também um dia. A AutoEuropa já chegou a utilizar comboios da Alemanha para Portugal e vice-versa, mas chegou à conclusão que com camiões era mais barato. O que não quer dizer que não fique caro. Qualquer dia pisgam-se.

comentários mais recentes
pertinaz Há 1 semana

TRAMBIQUEIROS E PREGUIÇOSOS

DEIXEM-SE DE JOGOS DE SEDUÇÃO E TRABALHEM

CAMBADA...

Anónimo Há 2 semanas

Pelas informações priviligiadas que tenho, a fábrica será instalada em Tramagal - Abrantes, junto à Mitsubishi. É um local com óptima exposição solar e o governo vai antecipar a construção da ponte entre Tramagal e Abrantes ( A23) nos próximos meses.

fpublico condenado a 48 anos trabalho e43 de impos Há 2 semanas

O meu comentario foi deletado pq falei no jardim junto a Assembleia da Republica ?- casa do povo? ou não é casa do povo? é particular?, ou seja, é dos deputados eleitos pelo ze povo que vão pra reforma com 12 anos de reuniões?tesla para k?os carrinhos dos gover inteligentissimos são mercedes e BMW

jonebegood Há 2 semanas

zona com infraestruturas adequadas a situação isto não vai depender do autarcas mas sim da localização mais adequada. Mas como se diz o ditado "só vendo para crer" vamos aguardar pelos próximos episódios....

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub