A Mastercard, uma das maiores tecnológicas globais no setor dos pagamentos, apresentou em Lisboa a sua visão para o futuro do comércio digital. O Mastercard Innovation Forum 2025, realizado no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, sob o lema Racing Towards the Future, reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir como a inteligência artificial, a tokenização e novas soluções de segurança estão e vão continuar a redesenhar a relação entre consumidores e empresas.
A aliança da Mastercard com a equipa de automobilismo da F1 McLaren – que, a partir de 2026, se passará a chamar McLaren Mastercard F1 Team – serviu de metáfora para a velocidade, precisão e performance que a empresa quer imprimir ao setor. “É toda uma aceleração do mundo dos pagamentos que está subjacente a este evento”, sublinhou Nuno Loureiro, diretor-geral da Mastercard em Portugal.
Neste setor das transações bancárias, a Mastercard propõe-se a torná-las mais simples, eficazes e seguras, aproveitando a transformação estrutural proporcionada pela inteligência artificial. “Na Mastercard, vemos mais oportunidades do que desafios. Estas oportunidades surgem com a inteligência artificial cada vez mais presente nas nossas vidas – basta pensarmos na forma como fazíamos pesquisas na internet e agora utilizamos um agente. Abre-se aqui um mundo de possibilidades na forma como vamos fazer comércio, no qual a Mastercard quer estar presente com os seus ativos”, explicou Nuno Loureiro.
A era do Agent Pay
Um dos temas em destaque no evento foi o Agent Pay, infraestrutura da marca que tira partido da inteligência artificial para permitir que agentes digitais atuem em nome do consumidor de forma autónoma e segura – desde a pesquisa de opções até à concretização da compra.
Para Jorn Lambert, Chief Product Officer da Mastercard, esta transição é inevitável: “A inteligência artificial é a grande mudança desta época. Nós estamos atentos a essas mudanças. A migração de pesquisas do Google para ferramentas como o ChatGPT duplicou em dois meses e vai continuar a aumentar, porque é rápido e fácil de usar.”
Tokenização, passkeys e Click to Pay: realidades que já estão em marcha
Mais do que perspetivas futuras, a Mastercard destacou que a transformação digital já está em curso. A tokenização, por exemplo, cobre atualmente quase metade das transações de comércio eletrónico da empresa na Europa, apoiando o objetivo da marca de cobrir os 100% até 2030.
“A segurança da atividade financeira está sempre subjacente. A Mastercard investe na inteligência artificial há dez anos e tem desenvolvido tecnologia de ponta em sistemas de cibersegurança que acompanham esta evolução”, garantiu Nuno Loureiro.
Para reforçar esta transformação, o responsável destacou “a tokenização, que pressupõe que o número do cartão bancário deixe de navegar no comércio digital e seja protegido por um token [código único], as passkeys, que eliminam a fricção gerada pelas passwords, e o click-to-pay, um processo tão fácil como o contactless, no qual basta um clique para a concretização da compra”.
“A tokenização permite que os pagamentos sejam mais rápidos, seguros e protegidos contra fraudes, beneficiando tanto consumidores como comerciantes”, acrescentou Nuno Loureiro.
Lisboa no mapa global da inovação
Portugal ocupa um papel cada vez mais relevante dentro da Mastercard. Além do mercado nacional, o hub português desenvolve produtos e serviços com impacto global, abrangendo áreas como consultoria, análise de dados, cibersegurança e marketing.
“É muito importante para a Mastercard em Portugal porque permite trazer o que de melhor fazemos a nível global. É um fator fundamental. Organizamos este fórum pelo menos uma vez por ano”, enalteceu Nuno Loureiro, lembrando que o Mastercard Innovation Forum já se afirma como um evento anual da empresa.
“Nesta edição, destacaria a mostra que trouxemos entre produtos ligados a pagamentos e todas as suas inovações, apresentadas aos nossos parceiros, com um abrir da mente ao que são outras indústrias e outros desafios. Não é só a indústria de pagamentos que está a sofrer estas disrupções e temos de estar preparados para ultrapassá-las”, rematou.
McLaren estacionada em Lisboa
A ligação da Mastercard ao universo da Fórmula 1 ganhou destaque com a presença, em exposição, do monolugar da McLaren pilotado por Lando Norris e Oscar Piastri. A partir de 2026, a equipa britânica passa a competir sob a designação oficial de McLaren Mastercard F1 Team, simbolizando a aposta da empresa em valores como inovação, velocidade e performance, valores que partilha com a McLaren Racing Team.