pixel
A carregar o vídeo ...

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

C-Studio

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Restalia: um ator independente no setor das cadeias de restauração comercial

Multinacional espanhola líder na área da restauração organizada é composta por um ecossistema multimarca, que já conseguiu chegar a 10 países e abrir ao público mais de 700 restaurantes.

11:04

Há 25 anos que a Restalia, multinacional espanhola líder na área da restauração organizada, fundada pelo empresário José María Capitán, assenta o seu sucesso em quatro pilares fundamentais: inovação, qualidade, preços reduzidos e o apoio próximo e contínuo à sua rede de franchisados.

O ícone que abriu caminho: 100 Montaditos

100 Montaditos, a marca mais emblemática do grupo Restalia, surgiu no início do milénio com uma proposta que surpreendeu o mercado da restauração e os seus consumidores: pequenas sandes (montaditos) com até 100 variedades, num pão de receita patenteada, acompanhados por cerveja gelada servida em canecas de vidro, tudo servido num ambiente que evoca as tabernas tradicionais andaluzas.

Este conceito de smart cost – produtos de qualidade a um preço acessível – aliado ao formato de venda e operação inovador do 100 Montaditos – que chega de forma generalizada a todos os públicos e é adaptável a qualquer espaço físico –, levou à criação da maior cadeia espanhola de restaurantes de serviço rápido (QSR).

100 Montaditos

Este foi um passo decisivo para a consolidação da Restalia no setor da restauração organizada, oferecendo uma experiência gastronómica com um selo inconfundível, e permitiu um crescimento assente integralmente no modelo de franchising pelo qual é hoje tão reconhecida, oferecendo a empresários independentes a possibilidade de desenvolverem o seu próprio negócio, mesmo sem experiência prévia em restauração.

Um ecossistema de marcas com personalidade

Em 2015 a cadeia 100 Montaditos chegou a Portugal e, desde então, conseguiu já um mapa de penetração relevante, destacando-se a sua implantação tanto em grandes cidades (como Lisboa, Porto, Coimbra e Braga), como em zonas turísticas ou urbanas (por exemplo, Aveiro, Albufeira, Monte Gordo e Cascais), levando a um conhecimento de marca muito expressivo junto do consumidor português.

O passo seguinte deu-se em 2010, quando a Restalia ampliou a sua oferta de marcas em comercialização para incluir no seu portefólio uma nova insígnia: La Sureña, um formato de cervejaria marítima de estilo sulista que também conquistou os consumidores espanhóis e abriu mais de uma centena de estabelecimentos nos primeiros anos de operação.

Algo semelhante aconteceu com a terceira marca, lançada em 2013, TGB – The Good Burger, uma cadeia de hambúrgueres premium que alcançou os 150 restaurantes operacionais em tempo recorde. E a street food mexicana foi a próxima linha de negócio que a Restalia começou a explorar com a marca Pepe Taco, uma taqueria tradicional com um toque inovador tão popular que já hoje é reconhecido internacionalmente.


Este conjunto de quatro marcas compõe um ecossistema multimarca através do qual a Restalia conseguiu já chegar a 10 países e abrir ao público mais de 700 restaurantes, com uma faturação em vendas da rede de franchising que, em 2024, atingiu os 311 milhões de euros.

No caso de Portugal, cada marca está pensada para responder às diferentes necessidades gastronómicas dos consumidores e foram especificamente desenhadas para que a sua oferta responda a diferentes horários de consumo, diversidade e gama de produtos, com um serviço personalizado, mas sempre com o mesmo objetivo: oferecer inovação e qualidade a preços muito económicos.

Sob esta fórmula de negócio e com um desenvolvimento baseado no modelo de restaurantes em regime de licença de marca em franchising, o grupo prevê concluir 2025 com um potencial próximo das 75 unidades operacionais e anuncia investimentos de 30 milhões de euros nos próximos anos.

Capital 100% próprio: autonomia e estabilidade financeira

Do ponto de vista corporativo, a independência financeira é outro aspeto crucial para a Restalia: a empresa optou pela autonomia de capital 100 % próprio, sem dependência de nenhum grupo investidor externo ou fundo financeiro. Esta filosofia garante dinamismo nos procedimentos, desde a inovação aos processos de compra, comercialização, estrutura empresarial, capacidade de resposta e adaptação às exigências diárias e circunstâncias específicas do mercado da restauração comercial.

Esta independência traduz-se numa solidez económica e maior estabilidade a longo prazo.

Escritórios da Restalia em Portugal

Franchising comprovado e flexível

Este modelo e visão estratégica permitem igualmente à Restalia continuar a reforçar a sua aposta na flexibilidade da sua rede de franquias, oferecendo diferentes formatos que se adaptam a qualquer espaço e situação: desde estabelecimentos de rua a centros comerciais, até formatos mais pequenos, como food courts, quiosques, food trucks ou corners. Em todos os casos, e graças à sua fácil operacionalidade e ao apoio próximo e constante, a essência e a oferta gastronómica permanecem intactas.

A inovação e a mentalidade de melhoria também fazem parte integrante do seu ADN, reforçando a sua posição como "marca social" para o consumidor e de referência para o empreendedor, graças a um modelo anticíclico e resiliente apoiado por um projeto empresarial de capital único.

A proposta de valor ao franchisado oferece oportunidades empresariais a pessoas que desejam construir o seu próprio futuro, juntando-se a um grupo consolidado.

O apoio a estas novas unidades traduz-se também numa análise contínua do mercado para desenvolver novas formas de suporte através de uma equipa de atendimento e apoio operacional, bem como de formação continua que orienta os empreendedores durante toda a vida do negócio, mesmo que o investidor não possua experiência prévia. Existem ainda outros benefícios como o acesso a condições de compra mais favoráveis junto de entidades financeiras, graças a acordos de colaboração estabelecidos pelo grupo para facilitar a concretização dos projetos empresariais.



Conteúdo produzido integralmente pela Restalia.

Mais notícias