pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

C-Studio

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Soluções inteligentes fazem avançar cidades sustentáveis

Da gestão inteligente de resíduos à monitorização da qualidade do ar e à otimização de frotas, a Internet of Things está a reduzir emissões, a cortar custos e a melhorar, de forma tangível, a qualidade de vida nas cidades. Mais do que uma opção tecnológica, é uma ferramenta indispensável para apoiar as cidades na construção de um futuro mais sustentável.

08:18
Uma pessoa, meio ambiente e cidade em dupla exposição
Uma pessoa, meio ambiente e cidade em dupla exposição

Com 27 mil milhões de dispositivos Internet of Things (IoT) conectados previstos para 2025, que serão 40 mil milhões em 2030, esta tecnologia encontra-se num ponto de maturidade que cria novas oportunidades para as cidades se dotarem de soluções e tecnologias que melhorem a sua resiliência e sustentabilidade.

Os casos de sucessos em que a IoT é hoje um fator-chave na digitalização das operações urbanas multiplicam-se a nível global. Ao permitir a recolha e análise de todo o tipo de dados em tempo real e de forma económica, a IoT veio abrir novas possibilidades na redução de custos, poupança de energia e diminuição da pegada de carbono de todo o tipo de centros urbanos.

Gestão inteligente de resíduos

Um dos exemplos mais claros do impacto da IoT é a . Em Portugal, são produzidas mais de 5,3 milhões de toneladas de resíduos urbanos por ano, e a sua recolha atempada é crucial para a saúde pública e o ambiente. As soluções de gestão inteligente de resíduos permitem, por exemplo, monitorizar os níveis de enchimento de contentores em tempo real, prevendo quando atingem capacidade máxima e otimizando os circuitos de recolha.

Soluções já testadas mostram que é possível reduzir até 30% os trajetos de recolha, com impacto direto na redução de emissões de CO2 e no consumo de combustível. Para além de otimizar a recolha, estas soluções inteligentes permitem identificar os resíduos depositados e quem os reciclou.

Desta forma, cada embalagem depositada gera pontos que o cidadão pode trocar por descontos em compras ou prémios, promovendo hábitos mais ecológicos e responsáveis.  Este modelo de premiação incentiva de forma direta a participação ativa dos consumidores particulares e empresas na reciclagem, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a redução do impacto ecológico.

Monitorização ambiental

A é outro dos domínios onde a IoT está a fazer a diferença. Através de sensores e gateway alimentados a energia solar é possível medir gases poluentes e partículas em tempo real, gerar relatórios para certificação ambiental e para apoiar decisões com vista ao cumprimento de metas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e de neutralidade carbónica dos centros urbanos. Através de soluções que cruzam dados de trânsito e medições ambientais, é também possível identificar correlações entre poluição e tráfego, permitindo às autarquias perceberem quais as zonas críticas com impacto negativo na qualidade do ar e do ruído, adotar medidas de mitigação e voltar a avaliar a situação com medidas do ponto de vista ambiental.

Gestão de frotas e mobilidade

A IoT é igualmente uma aliada na. As novas soluções inteligentes permitem, para dar alguns exemplos, acompanhar em tempo real a localização e o estado das viaturas, otimizar rotas e implementar práticas de eco condução. O impacto demonstrado destas soluções é significativo: registaram-se reduções de 15% a 25% no consumo de combustíveis fósseis e diminuição de 20% nas emissões de CO2. Por outro lado, a manutenção preventiva, apoiada em alertas automáticos, prolonga a vida útil dos veículos e evita paragens não planeadas.

Transportes públicos e mobilidade suave

No domínio dos transportes públicos, a digitalização através de, por exemplo, sistemas de bilhética inteligente, melhora a experiência do utilizador, reduz o uso de bilhetes em papel e permite um melhor planeamento e monitorização da operação, contribuindo assim para menores emissões e poupança de recursos naturais. Em complemento, soluções de bike sharing, convencionais ou elétricas, oferecem uma alternativa de mobilidade suave, de zero emissões, que reduz o tráfego automóvel, o ruído urbano e promove hábitos de vida mais  saudáveis.

Dados para decisões

Para além da utilização e integração inteligente de sensores físicos, soluções com as mais avançadas tecnologias de inteligência artificial, machine learning, big data analytics e data science, como o permitem mapear fluxos de mobilidade com base em dados anonimizados de rede móvel. Esta informação ajuda as autarquias a tomar decisões para descongestionar vias, otimizar a rede de transportes e planear infraestruturas.

Este tipo de soluções, da gestão inteligente de resíduos à monitorização ambiental, passando pela gestão de frotas e análise de fluxos de mobilidade, fazem parte do portefólio , que se posiciona como s, empresas e operadores de transporte na construção de cidades mais inteligentes e sustentáveis. Ao integrar diferentes tecnologias de IoT e dados em tempo real, o MEO Empresas procura apoiar os municípios e o setor privado a atingir metas de eficiência, reduzir custos operacionais e acelerar os compromissos de descarbonização, criando benefícios tangíveis para a economia e para os cidadãos.

Mais notícias