Revista de imprensa diária

Leia aqui as principais notícias de economia da imprensa nacional de hoje.
Negócios 30 de Dezembro de 2010 às 07:49

Mortalidade infantil tem maior subida desde 1985 (Jornal de Negócios) Portugal inverteu de forma abrupta a tendência favorável que vinha registando ao nível da mortalidade infantil, um dos indicadores em que o País vem pontuando melhor em comparação com outras nações do mundo desenvolvido.

Informatização marca década de ouro nos Impostos (Jornal de Negócios) De 2000 para cá, as Finanças mudaram radicalmente na sua relação com os contribuintes. Depois da net, nada será como dantes.

PUB

Finanças falham prazo para reforma da supervisão (Diário Económico) A definição do novo modelo de supervisão, que prevê dois reguladores para o sector financeiro, derrapou para 2011.

Italianos da Eni querem 4,7 mil milhões de euros para sair da Galp (Diário Económico) A brasileira Petrobras está a negociar a compra dos 33,34% que a Eni tem no capital da Galp. Mas os italianos querem mais 700 milhões do que o valor de mercado da petrolífera portuguesa.

Saúde gastou 21 milhões de euros em consultoria que não serviu para nada (Público) Esta verba, que é quatro vezes superior ao prejuízo registado em 2009, foi paga a três empresas para montar as unidades de serviços partilhados do ministério que já não existem

PUB

Compra de carros com incentivos cresce em Dezembro (Público) É já amanhã o último dia do sistema de incentivos ao abate de automóveis em fim de vida, que irá permanecer apenas para os carros eléctricos e que tem sido uma ajuda importante nas vendas dos veículos ligeiros de passageiros. Alterações pedidas pela PSP atrasaram entrega de blindados (Diário de Notícias) A PSP ordenou um vasto conjunto de alterações aos blindados, que implicou um atraso na conclusão dos veículos de 15 dias. Agora, o Governo Civil desautoriza a polícia.

Cavaco ataca Alegre e arrasa gestão do BPN (Diário de Notícias) No último frente-a-frente das presidenciais, Cavaco jogou ao ataque. Alegre tentou desenterrar as "escutas" mas ficou sem resposta.

Mais 328 mil pessoas com médico de família (Jornal de Notícias) Oito novas Unidades de Saúde Familiar abrem hoje, quinta-feira, no Norte, a mais dinâmica no país a aderir ao novo modelo de cuidados de proximidade. Num ano, 328 589 pessoas ganharam médico de família.

PUB

Famílias consomem mais e cortam poupança (Jornal de Notícias) As despesas de consumo estão a subir a um ritmo mais elevado do que o rendimento disponível. Para "tapar" este desequilíbrio, as famílias estão a poupar menos. A tendência de redução da taxa de poupança começou no segundo trimestre e mantém-se.

Juiz adia destruição e permite acesso aos acusados do Face Oculta (i) O juiz Carlos Alexandre adiou a destruição das escutas decretada pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça porque os acusados têm direito a consultá-las. Ricardo Sá Fernandes, advogado de Paulo Penedos, aplaude a decisão. Nuno Godinho de Matos, advogado de ArmandoVara, fala de “golpe de Estado judiciário”.

Recibos verdes no Estado também estão sujeitos a cortes (i) Trabalho independente será sujeito às mesmas regras aplicadas aos funcionários públicos, devendo ser declarados todos os pagamentos.

PUB

Governo tira isenções a 600 mil (Correio da Manhã) Secretário de Estado diz que “não serão muitos os afectados”. Portaria obriga reformados e desempregados com rendimento superior a 485 € a pagar taxas moderadoras.

Réveillon enche região algarvia (Correio da Manhã) A Passagem de Ano é aguardada com expectativa na região algarvia, onde os hoteleiros a encaram como um teste ao próximo ano turístico. Mas, apesar da crise, a convicção reinante é a de que o Algarve continua a ser o local de eleição para, em Portugal, se festejar a chegada do Ano Novo.

PGR processa Cândida Almeida e magistrados do Freeport (Sol) O Procurador-Geral da República (PGR), em plena quadra natalícia, instaurou processos disciplinares a toda a equipa de investigação do caso Freeport. Motivo: não foram capazes de prever que iriam prejudicar gravemente a imagem de isenção e independência de Pinto Monteiro, ao incluírem no despacho final do inquérito as 27 perguntas que, por falta de tempo, não puderam ser enviadas a Sócrates e por este respondidas.

PUB

Sá Fernandes já pediu para ouvir escutas entre Vara e Sócrates (Sol) Ainda existem cinco conversas telefónicas e 26 sms entre o 1º ministro e Armando Vara.

Universidades querem 431 cursos novos (Expresso) Estão em funcionamento 4500 cursos, mas há pedidos para mais 10%, a maioria mestrados. 500 dos que já existem levantam dúvidas.

Dívidas fiscais pagavam o défice (Expresso) No final de 2009, o Estado tinha por cobrar 12,8 mil milhões em impostos e contribuições para a Segurança Social.

PUB
Pub
Pub
Pub