Ontem
Kenneth Rogoff Os riscos para a economia global em 2019 18.01.2019 Kenneth Rogoff
2019 poderá revelar-se mais um ano de crescimento global sólido. Infelizmente, também é provável que seja um ano exasperante.
Manuel Falcão O regresso das nacionalizações 18.01.2019 Manuel Falcão
Desde que a geringonça chegou ao poder, o Estado mudou de forma substancial: passou a ocupar mais espaço, a ser mais intrusivo na vida dos cidadãos (basta ver a nova legislação sobre acesso do Fisco às contas bancárias), a regressar a sectores de onde tinha saído, a entrar em novos sectores sem se saber porquê.
Anteontem
Celso Filipe O Santander foi com o vento 17.01.2019 Celso Filipe 45
A 25 de Setembro do ano passado, o Santander anunciou a nomeação de Andrea Orcel como presidente do banco, um cargo que era ocupado por José Antonio Álvarez, o qual passaria a vice-presidente executivo da instituição. Na altura, o banco espanhol acrescentava que as mudanças na cúpula de gestão se tornariam efetivas no início de 2019.
Bruno Faria Lopes Costa está a mudar o discurso na economia 17.01.2019 Bruno Faria Lopes
O ministro da Economia e o primeiro-ministro falaram esta semana sobre "um novo ciclo económico" e sobre o risco de "pneumonia" da economia portuguesa. Os sinais de viragem da conjuntura europeia estão a mudar a narrativa política do Governo - e têm impacto no jogo político em ano eleitoral.
Camilo Lourenço Costa receia desaceleração da economia 17.01.2019 Camilo Lourenço 234
Em duas semanas ouvimos 4 declarações enigmáticas de membros do governo sobre o crescimento económico. A primeira veio de António Costa, com referências à necessidade de mais investimento público para contrariar a desaceleração da economia.
Teresa Damásio A educação e o emprego no desenvolvimento de África 17.01.2019 Teresa Damásio 191
África é cada vez mais apresentada, como um dos continentes com um futuro mais promissor e são várias as razões que sustentam esta análise.
Fernando Ilharco A velocidade das notícias verdadeiras e falsas 17.01.2019 Fernando Ilharco
Os serviços de informação sabem que as primeiras notícias sobre o estalar de uma crise, em geral, são falsas. E a partir daí, hoje em dia, a maioria das pessoas suspeita que continuem a sê-lo.
Sessão de Abertura A construção certa para dar retorno à carteira 17.01.2019 Patrícia Abreu
Obter retornos foi uma tarefa difícil, em 2018. E, apesar da recuperação registada nas primeiras semanas no ano, 2019 também promete trazer dificuldades. Mas, nem só nas ações ou nas obrigações é possível gerar retornos.
Armando Esteves Pereira A lei de Murphy confirmada no Brexit 17.01.2019 Armando Esteves Pereira
A separação britânica da União Europeia tem sido uma sucessão de desastres, confirmando que a lei de Murphy tem mesmo aplicação real. Tem faltado liderança e sabedoria aos responsáveis do Reino Unido para uma saída airosa.
Colunistas O desafio de transformar a Inovação 17.01.2019 José Oliveira 238
Inovar e investir em Portugal tornou-se atrativo para várias empresas, sobretudo devido ao incentivo gerado pelas medidas lançadas pelo Governo que permitiram iniciar um novo ciclo de investimento, que estimulou a criação de emprego e a diversificação da economia portuguesa.
Economistas As raízes políticas do menor crescimento salarial 17.01.2019 Jayati Ghosh
Se a China consegue ir contra a tendência de estancamento salarial, outros países também o podem fazer.
Opinião Descentralização de municípios e comunidades intermunicipais 17.01.2019 Luís Gonçalves Rodrigues
Aceitar competências sem as necessárias verbas é pôr em risco a autonomia das autarquias e o regular funcionamento do próprio Estado.
André Veríssimo O desafio a Rio que quase ninguém quer 16.01.2019 André Veríssimo
Vamos imaginar que o conselho nacional do PSD de hoje aprova a moção de confiança de Rui Rio. O líder do partido sai mesmo reforçado? Pode-se falar em clarificação? Pode, mas pouco.
Camilo Lourenço A minha também, Mário Nogueira! 16.01.2019 Camilo Lourenço 347
Eu gostava que o país tivesse professores com pensões de dois mil euros. Mas nem a economia produz riqueza para isso, nem os sistemas de segurança social, privado e público, aguentam esses valores.
Pedro Santana Lopes A melhor solução 16.01.2019 Pedro Santana Lopes 430
Foi um dos processos mais conseguidos, nos últimos anos, por uma União que tem andado, quase sempre, de falhanço em falhanço. Bruxelas e os 27 não podiam fazer mais do que fizeram.
Sessão de Abertura Depois do caos, atenção às oportunidades 16.01.2019 Raquel Godinho
Como se previa, o acordo do Brexit desenhado por Theresa May e a União Europeia foi chumbado no Parlamento britânico. Um desfecho que se poderia pensar que traria alguma tensão aos mercados que até começaram o ano com ganhos.