Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião
Notícias desta secção

Esta Lisboa que afundou

Desde 2007 é o PS que manda em Lisboa - primeiro com Costa e logo a seguir com Medina. Agora, ao fim de 14 anos Medina espalha pelos cartazes que defende “o direito à cidade”.

A política e os preços recorde na electricidade

O poder político terá de ser capaz de perceber os incentivos e os efeitos na economia das decisões que toma a bem do ambiente – e de corrigir distorções como as que vemos. Para os eleitores, o preço da luz vale mais hoje do que as emissões em 2035 – e a sobrevivência política joga-se hoje.

Os perigos do inverno

16.09.2021 Diana Ramos

A forma como está a ser conduzido o processo de saída das moratórias parece encaminhada no sentido de dar mais alguns meses às empresas. E os bancos têm feito uma radiografia bastante apurada à situação financeira dos seus clientes, mas a grande incerteza está na possibilidade de a onda de apoios e linhas de crédito criadas poder ter gerado um efeito de apaziguamento e acalmia que, de um momento para o outro, pode virar de rumo.

A miragem da baixa de impostos

A economia portuguesa precisa de menos impostos para crescer mais. As confederações patronais apresentaram um conjunto de propostas para o Orçamento que mereciam ser ouvidas. Mas o Governo de um Estado cada vez mais gastador, que tem o poder da distribuição dos milhões da bazuca, não vai dar ouvidos às sugestões. O truque político ilusório deste outono vai ser a mexida do IRS, que pode beneficiar alguns agregados familiares, mas não acaba com a colossal pressão fiscal.

Ordem para gastar

16.09.2021 Camilo Lourenço

O estado das finanças públicas obriga a gerar excedentes orçamentais cada vez mais elevados para reduzir rapidamente o rácio PIB/dívida. E a tal “folga” devia ser aplicada aí, em vez de criar mais despesa corrente .

Linguagem e realidade

16.09.2021 Fernando Ilharco

Se a Internet, os telemóveis, as apps, etc., são de facto “um novo mundo”, como se costuma dizer, então só com uma nova linguagem, novas palavras, códigos e expressões se pode aceder e viver nesta nova realidade.

Tecnologia e negócios em tempos de pandemia

Para que o futuro seja risonho e os negócios se mantenham sustentáveis, será necessário consolidar estratégias e, acima de tudo, alterar mentalidades, para que a tecnologia não se torne um “inimigo”, mas sim, um aliado deste “novo normal”.

Sem defesa não há União

15.09.2021 Celso Filipe

O discurso de Ursula von der Leyen teve uma dimensão menos mediática numa área fundamental para a afirmação da UE, a da defesa. Por isso, é de louvar a frontalidade da presidente da CE, materializada na constatação: “Carecemos de uma União Europeia da Defesa.”

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio