Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Economistas
Notícias desta secção

Ajudar os outros 66%

10.05.2021 Kenneth Rogoff

As economias avançadas devem não só pagar as vacinas aos países pobres mas também providenciar subsídios generosos e apoio técnico à sua distribuição. Por muitas razões, nomeadamente o facto de que haverá outra pandemia, esta é uma solução mais eficaz do que retirar os direitos de propriedade intelectual às empresas que produzem as vacinas.

Sequenciar a recuperação pós-covid

07.05.2021 Robert Skidelsky

Hoje, a reforma económica confunde-se muito mais com a recuperação do que quando Keynes fazia a distinção entre as duas. Mas a sua forma de estabelecer o relacionamento é um ponto de partida claro para fazer ambas melhor.

Repensar o quadro orçamental da UE

As autoridades devem concentrar os seus esforços de reforma para transformar o Mecanismo de Recuperação e Resiliência numa ferramenta de política anticíclica adequada que incentive os gastos, especialmente onde os países não têm margem orçamental por motivos que estão fora do seu controlo.

O grande reequilíbrio fiscal de Biden

27.04.2021 Daron Acemoglu

Um sistema tributário mais justo não resolveria todos os problemas económicos da América por si só. Mas seria um passo significativo na direção certa, ajudando os trabalhadores e a economia e, ao mesmo tempo, estancando o aumento alarmante da dívida federal.

A estagflação está iminente?

26.04.2021 Nouriel Roubini

No curto prazo, a inatividade nos mercados de produtos, mão de obra e matérias-primas, e nalguns mercados imobiliários, evitará um impulso inflacionista duradouro. Mas, nos próximos anos, as políticas monetárias e orçamentais flexíveis começarão a gerar uma persistente pressão inflacionista – e até mesmo estagflacionista –, devido ao surgimento de contínuos choques de oferta negativos.

Reconstruir o Estado

22.04.2021 Mariana Mazzucato

Os exemplos da era Apollo de liderança governamental, contratos audaciosos de interesse público e dinamismo do setor público oferecem um modelo valioso. Se não o seguirmos, reconstruir melhor nunca passará de um slogan.

A frágil hegemonia do dólar

20.04.2021 Kenneth Rogoff

Hoje, parece uma verdade absoluta entre as autoridades dos EUA e muitos economistas que o apetite mundial por dívidas em dólares é virtualmente insaciável. Mas uma modernização do sistema cambial da China pode desferir um golpe doloroso ao estatuto do dólar.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio