Anteontem
Nouriel Roubini As consequências globais de uma guerra fria sino-americana 24.05.2019 Nouriel Roubini
Se o relacionamento é mal gerido - com os EUA a tentarem atrapalhar o desenvolvimento da China e conter a sua ascensão, e a China a projetar agressivamente o seu poder na Ásia e no mundo – seguir-se-á uma guerra fria, sendo que uma guerra quente também não pode ser descartada. No século XXI, a Armadilha de Tucídides engoliria não só os EUA e a China, mas o mundo inteiro.
Economistas A América já está farta de perder? 23.05.2019 Anne Krueger
Agindo como um valentão inseguro, Trump deixou os EUA cada vez mais isolados na economia global. Os produtores e consumidores americanos já estão a pagar a fatura. A única questão é até que ponto estão dispostos a suportar.
Economistas Uma política industrial para bons empregos 22.05.2019 Dani Rodrik
Em situações de incerteza extrema, nenhum dos intervenientes (nem as autoridades reguladoras nem as empresas) possui informação fiável acerca das possibilidades e custos do ajustamento no médio prazo, dispondo apenas de vagas conjeturas quanto às possibilidades futuras.
Robert Skidelsky A boa vida depois do trabalho 21.05.2019 Robert Skidelsky
O bem-estar humano é o fim. Inventamos máquinas para o alcançar. Mas, para controlar essas invenções, precisamos de ter fins mais convincentes do que simplesmente querer mais e mais produtos e serviços. Sem uma definição inteligente de bem-estar, criaremos simplesmente mais e mais monstros que se alimentam da nossa humanidade.
Daniel Gros Não temamos os eurocéticos 20.05.2019 Daniel Gros
A escalada atual dos partidos eurocéticos chega numa altura em que a União Europeia é mais popular do que nunca, segundo as sondagens de opinião. E isso deve-se sobretudo ao facto de os fluxos de requerentes de asilo serem agora controlados, e também ao facto de a economia europeia estar a ter um melhor desempenho já há algum tempo, com o desemprego a recuar para o nível mais baixo deste século.
Há 1 semana
Economistas É tempo de um imposto global sobre as emissões de carbono 19.05.2019 Mats Persson
A próxima conferência das Nações Unidas sobre o clima irá realizar-se em Santiago, no Chile, em Dezembro. Isso dá ao mundo oito meses para preparar uma nova agenda focalizada na coordenação mundial de um imposto sobre o CO2.
Jeffrey Sachs As ilusões de crescimento da América 16.05.2019 Jeffrey D. Sachs
Ao contrário de muitos macroeconomistas, os americanos sabem que a vida não se resume a um aumento de curto prazo no crescimento do PIB ou à queda da taxa de desemprego.
Harold James Histórias que não podem acabar bem 15.05.2019 Harold James
Se os historiadores vão participar em debates políticos de alto risco, devem fornecer um contexto mais amplo para se compreenderem as questões. Quando avançam narrativas simples que implicam prescrições políticas específicas, são ainda mais perigosos do que os cientistas sociais.
Economistas O próximo grande desafio de crescimento do mundo 14.05.2019 Michael Spence
Os países de baixos rendimentos de hoje já enfrentam uma tarefa difícil ao tentarem replicar o impressionante crescimento que as economias em desenvolvimento registaram antes deles. Uma economia global com um fraco desempenho e o aumento das tensões nacionais e internacionais dificultarão ainda mais essa tarefa.
Economistas A guerra fria tecnológica que se avizinha 13.05.2019 Manuel Muñiz
À medida que o conhecimento se foi agrupando cada vez mais, o mesmo foi acontecendo à investigação tecnológica e ao desenvolvimento comercial das novas inovações. Esta tendência pode ser mensurada pelo número de unicórnios, startups com uma avaliação de pelo menos mil milhões de dólares, que vão surgindo em determinadas regiões do mundo.

Marketing Automation certified by E-GOI