Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Economistas
Notícias desta secção

Como a Europa pode aguentar sem o gás russo

14.09.2022 Daniel Gros

Ao longo dos últimos meses, os preços do gás e da eletricidade na Europa dispararam quase 100% para níveis sem precedentes, depois caíram em cerca de um terço, e têm agora subido novamente desde que a Rússia anunciou que a operação no Nord Stream 1, o seu gasoduto para a Alemanha, iria manter-se suspensa indefinidamente.

Irá a subida do dólar acabar em chicotada?

09.09.2022 Kenneth Rogoff

O dólar norte-americano tem estado em alta este verão. O iene japonês e o euro caíram para os níveis mais baixos face ao dólar em duas décadas; o euro, que vale há muito mais de um dólar, está agora próximo da paridade.

O fim do almoço grátis para a UE

07.09.2022 Hans-Werner Sinn

O BCE está perante um dilema. Se quiser continuar a ajudar os governos em dificuldades, comprando a sua dívida soberana, pode fornecer-lhes os recursos de que precisam através de uma inflação predatória às custas dos detentores de dinheiro, ou pode conseguir junto de alguns governos os recursos de que eles precisam a expensas de outros governos.

A publicidade enganosa da lei de redução da inflação

01.09.2022 Michael Boskin

A descarada propaganda enganosa sobre o IRA irá provavelmente aprofundar a desconfiança face à Administração que assola os Estados Unidos e muitas outras democracias. Os EUA precisam urgentemente de líderes que se expressem com franqueza, que prestem contas de forma honesta, que assumam a responsabilidade quando algo não funciona e que aprendam com os seus erros e com os dos seus antecessores.

Lutar contra o risco crescente de seca

29.08.2022 Ibrahim Thiaw

As áreas em todas as regiões estão a tornar-se mais secas e, embora ainda não haja um consenso sobre onde surgirão exatamente as condições de seca mais agudas, os cientistas concordam que a degradação dos terrenos agrava o problema.

Os buracos na história da recessão

24.08.2022 Jim O'Neill

Espero sinceramente que o pessimismo se revele exagerado. As economias desenvolvidas estão a enfrentar grandes desafios, incluindo um crescimento da produtividade persistentemente fraco, o que tem implicações negativas para vários outros domínios da vida social e económica.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio