Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Economistas
Notícias desta secção

A UE tem de expulsar a Hungria

08.09.2021 Daron Acemoglu

De um modo geral, a melhor maneira de lidar com potenciais regimes autoritários é deixar que as instituições democráticas façam o seu trabalho e acreditar que os eleitores são capazes de afastar políticos perigosos. Mas a Hungria tornou-se a exceção à regra. Depois de mais de uma década sob as rédeas do Partido Fidesz de Orbán, a sua democracia parece ter sido ferida de morte, levando a que se duvide que os eleitores possam alguma vez extirpar o atual regime.

Porque está a covid-19 a disparar de novo na América?

06.09.2021 Simon Johnson

Há contramedidas que podem ser tomadas se as baixas taxas de vacinação levarem a doença a disparar. Mas alguns executivos e corpos legislativos estaduais opõem-se à obrigatoriedade do uso de máscara e acolhem com pouco entusiasmo a ideia da testagem sistemática junto de populações assintomáticas.

De regresso aos anos 70?

03.09.2021 Kenneth Rogoff

A humilhante derrota da América no Afeganistão é um grande passo rumo à reconstituição da tempestade perfeita que provocou uma desaceleração do crescimento e uma inflação muito elevada na década de 1970.

O cruel verão de Biden

27.08.2021 Michael Boskin

Obviamente que há tempo para Biden recuperar. Mas a sua lua-de-mel claramente terminou com a decisão desastrosa de retirar do Afeganistão as últimas forças dos Estados Unidos sem um plano para uma saída em segurança dos norte-americanos, dos aliados e dos milhares de afegãos que arriscaram as suas vidas ao darem suporte no país às operações lideradas pelos EUA.

Sangue na areia

24.08.2021 Jeffrey D. Sachs

A triste verdade é que a classe política norte-americana e os meios de comunicação social dos EUA tratam as populações das nações pobres com desdém, mesmo quando intervêm de forma implacável e imprudente nesses países. Claro que grande parte da elite da América trata com o mesmo desprezo a sua própria população pobre.

Os talibã e o dólar

23.08.2021 Jim O'Neill

É tentador qualificar o fracasso da América no Afeganistão como inconsequente para o dólar. Afinal de contas, a nota verde resistiu à queda de Saigão em 1975 e ao fiasco no Iraque depois da invasão norte-americana em 2003. Porque é que desta vez seria diferente? Em última análise, a resposta depende das expectativas de cada um sobre a evolução da economia mundial e do comportamento dos seus principais intervenientes financeiros, nomeadamente a China e a União Europeia.

A Pax Americana morreu em Cabul

20.08.2021 Brahma Chellaney

As imagens dos helicópteros Chinook e Black Hawk a transportarem norte-americanos do recinto da embaixada norte-americana em Cabul, a relembrar a frenética evacuação de Saigão em 1975, funcionará como prova da perda de credibilidade da América e da perda mundial da Pax Americana.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio