Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Colunistas
Notícias desta secção

A lição exemplar contada às criancinhas

22.09.2021 Camilo Lourenço

Quando se fala de António Costa, é costume elogiar o seu talento político. O problema é que os “talentosos”, por vezes, deixam-se embriagar e… excedem-se. Foi o que sucedeu no caso Galp com a prometida “lição exemplar”.

Quadratura do círculo

22.09.2021 Álvaro Nascimento

Socialmente, a transição energética nunca se fará sem custos e sem impacto sobre o estilo de vida. É um facto que os preços terão de aumentar, porque se oneramos as fontes fósseis pelos efeitos prejudiciais, o consumidor terá de pagar a fatura.

A apologia do brio

22.09.2021 Filipa Mota e Costa

Várias vezes, na nossa História, Portugal se superou. Na nossa resposta colectiva à pandemia, fomos capazes de nos unir. Saibamos agora dar o salto de qualidade, diferenciação e responsabilidade que os novos tempos nos oferecem.

O Estado só mete o contribuinte em sarilhos

21.09.2021 Camilo Lourenço

A Efacec luta contra prejuízos e o Estado já lá teve de meter dinheiro. Quando foi nacionalizada, foi prometido aos portugueses que o Estado iria devolvê-la ao mercado. Agora que decorre o processo de revenda da empresa, começamos a perceber que os interessados não são assim tantos.

A realidade efectiva das coisas

21.09.2021 Joaquim Aguiar

Portugal precisou sempre da dimensão externa para escapar ao círculo vicioso da falta de recursos e da pequena escala dos mercados, e sempre precisou de recorrer ao crédito externo para escapar ao círculo vicioso de tributar pobres para financiar políticas públicas para pobres.

O Mar do Sul da China e a parceria AUKUS

O Mar do Sul da China é uma área de elevada importância estratégica, crucial para a defesa dos interesses de Pequim. Além disso, constitui uma relevante fonte de recursos piscícolas para as comunidades locais e nele circula 30% do comércio marítimo mundial.

A sra. Merkel faria esta figura?

20.09.2021 Camilo Lourenço

Como é que um primeiro-ministro se atira raivosamente a uma empresa com capital disperso em bolsa (já fez o mesmo à EDP, REN, Altice…) a um sábado e na 2.ª pede investimento estrangeiro?

“São as empresas, estúpido!”

20.09.2021 José Sá Reis

O que seria do preço da roupa, das bolas de futebol ou dos brinquedos habitualmente comprados pela classe média de qualquer país da OCDE se os salários de quem os produz não fossem ridiculamente mais baixos do que os seus?

Ver Mais
Publicidade
C•Studio