Camilo Lourenço As mentiras da Comissão e os populismos 21:30 Camilo Lourenço
O que fica o cidadão comum a pensar? Exato: alguém andou a mentir. Está a ver como nascem os populismos e os partidos radicais?
Marques Mendes Vara é apenas ponta do icebergue de rede muito poderosa que existiu em Portugal 20:37 Luís Marques Mendes 53
As notas da semana de Marques Mendes nos seus comentários na SIC. O comentador fala sobre a prisão de Vara, a crise no PSD, os futuros líderes do PSD, as tabelas de retenção na fonte e analisa se a austeridade acabou mesmo.
António Moita Andámos nós a desejar Bom Ano a toda a gente 17:53 António Moita
Sabendo que a economia é global e que a portuguesa é extremamente vulnerável a qualquer corrente de ar que sopre do exterior, é momento de ser prudente. As perspetivas para 2019 são cinzentas.
Anteontem
Manuel Falcão O regresso das nacionalizações 18.01.2019 Manuel Falcão 43
Desde que a geringonça chegou ao poder, o Estado mudou de forma substancial: passou a ocupar mais espaço, a ser mais intrusivo na vida dos cidadãos (basta ver a nova legislação sobre acesso do Fisco às contas bancárias), a regressar a sectores de onde tinha saído, a entrar em novos sectores sem se saber porquê.
Bruno Faria Lopes Costa está a mudar o discurso na economia 17.01.2019 Bruno Faria Lopes
O ministro da Economia e o primeiro-ministro falaram esta semana sobre "um novo ciclo económico" e sobre o risco de "pneumonia" da economia portuguesa. Os sinais de viragem da conjuntura europeia estão a mudar a narrativa política do Governo - e têm impacto no jogo político em ano eleitoral.
Camilo Lourenço Costa receia desaceleração da economia 17.01.2019 Camilo Lourenço 288
Em duas semanas ouvimos 4 declarações enigmáticas de membros do governo sobre o crescimento económico. A primeira veio de António Costa, com referências à necessidade de mais investimento público para contrariar a desaceleração da economia.
Teresa Damásio A educação e o emprego no desenvolvimento de África 17.01.2019 Teresa Damásio 280
África é cada vez mais apresentada, como um dos continentes com um futuro mais promissor e são várias as razões que sustentam esta análise.
Fernando Ilharco A velocidade das notícias verdadeiras e falsas 17.01.2019 Fernando Ilharco
Os serviços de informação sabem que as primeiras notícias sobre o estalar de uma crise, em geral, são falsas. E a partir daí, hoje em dia, a maioria das pessoas suspeita que continuem a sê-lo.
Armando Esteves Pereira A lei de Murphy confirmada no Brexit 17.01.2019 Armando Esteves Pereira
A separação britânica da União Europeia tem sido uma sucessão de desastres, confirmando que a lei de Murphy tem mesmo aplicação real. Tem faltado liderança e sabedoria aos responsáveis do Reino Unido para uma saída airosa.
Colunistas O desafio de transformar a Inovação 17.01.2019 José Oliveira 319
Inovar e investir em Portugal tornou-se atrativo para várias empresas, sobretudo devido ao incentivo gerado pelas medidas lançadas pelo Governo que permitiram iniciar um novo ciclo de investimento, que estimulou a criação de emprego e a diversificação da economia portuguesa.