Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Deans’ Corner
Notícias desta secção

Liderar com propósito em tempos de crise

19:43h Filipe Santos

A dor e o prejuízo devem ser partilhados por todos (acionistas, trabalhadores, cadeia de valor, Estado) pois só essa partilha alargada e justa das perdas causadas pela pandemia permite criar folga financeira para manter o sistema económico em atividade.

E depois do adeus…

17.01.2021 Daniel Traça

As soluções identitárias são incapazes de resolver os problemas como se viu após o mandato de Trump. A eleição de Biden abre a porta a uma nova era. Mas, sem resolver as causas da questão o risco de uma nova vaga populista a prazo é real.

Bem-vindo, 2021! [Uma perspetiva económica]

05.01.2021 Ramon O’Callaghan

Após um ano sem precedentes, entramos em 2021 com alguma luz ao fundo do túnel. O lançamento de vacinas significará, assim o esperamos, uma rápida reabertura das economias. Mas é pouco provável que a recuperação económica chegue antes do segundo semestre do ano.

2021, o ano que se segue a 2020

Há datas que ficam na História, há momentos que marcam a vida e a alma de todos nós. Assim será também com o ano que agora termina. Sempre que nos referirmos a 2020, na memória de cada um, este será para sempre o ano da pandemia mundial. Mas aí está 2021: um novo ano, pronto para ser vivido.

A valiosa inquietude

Fazer a retrospetiva de um ano, quando o mesmo se aproxima do seu término, não passa de uma mera banalidade. Mas é irresistível. Pelo menos para mim. É envolta nessa banalidade que o meu pensamento me leva a Saramago.

Capitalismo, desigualdade e filantropia

23.12.2020 Filipe Santos

No passado dia 10 de dezembro, a Família e Grupo José de Mello realizaram a maior doação de sempre ao Ensino Superior em Portugal, com um apoio de 12 milhões de euros à Universidade Católica Portuguesa para a construção do novo campus Veritati em Lisboa onde se instalará a Católica Lisbon School of Business & Economics.

O privado e o público

16.12.2020 Daniel Traça

O plano de reestruturação da TAP trouxe de novo para a ribalta o debate sobre a propriedade pública ou privada nos setores da economia. É um debate tão velho como a ciência económica, sobre o qual economistas académicos já produziram muitos artigos científicos - a maior parte a atestar que as empresas privadas são mais eficientes, mais lucrativas e mais focadas no cliente.

À nossa! Saúde!

16.12.2020 Clara Raposo

A desinformação e o debate pouco sério são assuntos que me preocupam mais no final de 2020 do que me preocupavam antes. Esse é um dos desejos pequeninos que tenho para 2021: que a qualidade da informação e da sua partilha aumente.

Onde reside a solução?

Um mundo em que a transformação digital, que se iniciou na década de 90, já não é uma moda, mas sim um canal para o sucesso. Em que os tradicionais modelos de negócio estão em vias de extinção.

Think outside the building

Ao olhar para o futuro próximo, num cenário de instabilidade continuada, não há dúvida de que a dinâmica de mudança veio para ficar. E é por isso um bom momento para refletir sobre o que resultou até agora, o que aprendemos e as respostas que damos hoje a algumas questões críticas.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio