Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

A maldição ao contrário

01.12.2022 Celso Filipe

Além de colocar uma pressão adicional a António Costa Silva, a minirremodelação efetuada por António Costa, que promoveu a seu Adjunto o até agora secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, transmite um efeito de desgaste extemporâneo.

O poder das redes

29.11.2022 Celso Filipe

O poder discricionário das redes sociais é imparável. Os reguladores de cada país podem até impor multas pesadas, mas este tipo de ação punitiva é incapaz de travar a sua natureza hegemónica.

“Pecunia non olet”

28.11.2022 Celso Filipe

Além do ambiente, a APA consegue assim defender com zelo a propriedade privada, transformando os autóctones em perigosas ameaças a este equilíbrio, que faz do litoral alentejano, em especial da faixa entre Troia e Melides, um paraíso para meia dúzia de privilegiados.

Inevitável mas discutível?

27.11.2022 Diana Ramos

Se, por um lado, é fácil compreender que a banca portuguesa, na sua pequena dimensão, está impossibilitada de financiar grandes projetos de investimento de empresas nacionais, também é fácil suscitar dúvidas sobre o que é ter um país em que mais de metade do financiamento tem o seu centro de decisão concentrado em Espanha.

A capitulação da TAP

24.11.2022 Celso Filipe

Anunciar o número de voos cancelados é dar uma enorme vantagem à concorrência, fazendo com que eventuais clientes, na altura de escolher uma companhia, retirem a TAP das suas opções. Não apenas nesta época festiva, marcada por uma grande procura, mas também num futuro próximo. A via escolhida pela TAP foi um tiro no pé.

A pressão da habitação

23.11.2022 Diana Ramos

Apesar de os juros estarem a subir há sete meses consecutivos e estarem já acima dos 2%, o seu impacto acaba por estar mais concentrado nas famílias com financiamentos mais recentes, que por força do mercado acabaram por adquirir casa a preços mais elevados aproveitando a boleia do baixo custo do crédito.

O princípio da hipocrisia

22.11.2022 Celso Filipe

O passado justifica o presente? É claro que não, mas ajuda a perceber como o futebol e a política sempre andaram de mãos dadas. A atribuição do Mundial ao Qatar nunca devia ter acontecido.

A coisa não vai ficar por aqui

20.11.2022 Celso Filipe

A oposição pretende acelerar o ciclo político e sabe que a única forma de o fazer é forçar a saída de António Costa, na medida em que o Presidente da República já avisou que convocará eleições antecipadas se o primeiro-ministro se demitir. O livro de Carlos Costa contribui para a erosão de António Costa, também já pressionado pela demissão do seu secretário de Estado Adjunto, Miguel Alves.

Livro, factos e aproveitamento

17.11.2022 Diana Ramos

O livro “O Governador” traz um dado absolutamente novo: a carta enviada pelo primeiro-ministro a Bruxelas, que descreve uma realidade – a sua, com a respetiva carga política que lhe imprime – sobre a banca nacional e com uma referência que, percebemo-lo agora, pôs em causa o processo de venda do Banif com a menção a um processo de pré-resolução que, segundo a descrição do próprio Carlos Costa, só existia enquanto plano B.

Trump e o liberalismo

16.11.2022 Celso Filipe

O poder político nas mãos de Trump é uma bomba-relógio que conduzirá a um desfecho trágico como ficou patente na invasão do Capitólio.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio