Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

O saldo político do Orçamento

25.11.2020 André Veríssimo

A inversão abrupta da tendência de crescimento que se vinha a verificar sugere que o eleitorado que admite votar no Bloco não se reviu no desprezo com que o partido recebeu o esforço do Governo para ir ao encontro das suas exigências, acrescentando sempre novas à medida que as anteriores eram satisfeitas. Sugere também que o momento escolhido para tirar o corpo fora, com o país numa agudíssima crise, foi mal recebido.

Idiossincrasia orçamental

24.11.2020 Celso Filipe

O PCP, o BE e até o PAN preferem o mal menor à possibilidade de o PSD conquistar o poder de braço dado com o Chega, e os sociais-democratas, embora sedentos de poder, não irão querer entrar num barco governativo que irá enfrentar as águas revoltosas de uma recuperação económica pós-covid que deverá ser longa e dolorosa. O PSD, estrategicamente, prefere que o PS carregue esta cruz ao longo do próximo ano.

A vacina muda tudo

23.11.2020 André Veríssimo

A partir do momento em que a população de risco estiver imunizada, a normalidade vai progressivamente voltar. O Governo está obrigado a ser competente e eficiente em duas realidades paradoxais: lidar com a fase mais aguda da pandemia e preparar um plano rápido e abrangente de vacinação.

A chantagem ao contrário

22.11.2020 Celso Filipe

Hungria e Polónia bloquearam o pacote europeu de recuperação da economia por considerarem uma chantagem da Comissão Europeia ligar as ajudas ao respeito pelo Estado de direito.

Estado de nervos

19.11.2020 André Veríssimo

Não se compreende como é que só agora é que as medidas vão ser escalonadas em função da situação epidemiológica de cada município, algo que já acontece há meses noutros países.

A febre da vacina

18.11.2020 Celso Filipe

As farmacêuticas estão a surfar uma onda de euforia semelhante à vivida pelas tecnológicas na primeira fase do confinamento.

Orbán e a confiança na UE

17.11.2020 André Veríssimo

A que é que Berlim ou Paris preferem fechar os olhos: à urgência de fazer chegar o dinheiro a quem dele precisa ou a violações da independência judicial ou da liberdade de imprensa, valores que definem o Estado de direito e a própria União? Os líderes da Hungria e Polónia não pestanejaram e já têm uma ideia do que vai acontecer.

Ventura e o seu cavalo de Troia

16.11.2020 Celso Filipe

André Ventura não formou o Chega para ser uma força antissistema ou obstinada na oposição. Ele constituiu o partido para ser o seu palco de afirmação política depois de ter falhado a entrada pela porta do PSD quando concorreu à Câmara de Loures.

A urgência no Montepio

15.11.2020 André Veríssimo

O Montepio é mais um caso do proverbial “empurrar com a barriga” tão habitual quando há um enorme problema onde ninguém quer pôr as mãos porque sabe que vai sempre ficar com elas queimadas. Só que quanto mais se empurra, mais a bola de neve cresce.

As duas faces de Angola

12.11.2020 Celso Filipe

A melhoria de reputação é muito positiva para Angola. Todavia esta classificação é transitória e mudará rapidamente se o governo não for capaz de travar, pela via do diálogo e da ação política, a crescente onda de protestos.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio