Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

Primeiro alerta no imobiliário

21.06.2021 Diana Ramos

Pela primeira vez em muito tempo, o Banco de Portugal começa a revelar os primeiros sinais de preocupação em relação ao setor imobiliário. No relatório de estabilidade financeira, o supervisor deixa recados que não devem ser descurados: o mercado residencial poderá estar a negociar com preços acima do razoável.

A erosão do centro

20.06.2021 Celso Filipe

A única relativa boa notícia para António Costa é a de que o PSD não está a lucrar como esta diminuição da intenção de voto no PS.

Anatomia de uma crise

17.06.2021 Diana Ramos

Se é verdade que o Simplex trouxe benefícios enormes à desburocratização do processo de criação de empresas, não é menos verdade que também é uma forma de desresponsabilizar muitos supostos empresários que se especializaram em abrir e fechar empresas sem património e sem capital que acumulam credores.

A síndrome da displicência

16.06.2021 Celso Filipe

Mais do que fruto das variantes, este aumento do número de infetados resulta da adoção de comportamentos descuidados. Cansados das restrições impostas pela pandemia, muitos portugueses, sobretudo os mais novos, têm furado as regras ainda em vigor. A fatura já começou a chegar, na forma de infetados e de doentes internados.

O plano Biden e o seu tempo

15.06.2021 Celso Filipe

A iniciativa do G7 de lançar um plano de infraestruturas, rival da Nova Rota da Seda, consubstancia uma mudança de visão de sete nações (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) face à estratégia chinesa. Em particular, esta abordagem mostra uma nova face dos EUA, que recupera uma abordagem multilateral nas suas relações externas.

A pegada fará a diferença

14.06.2021 Diana Ramos

Quem compra uma criptomoeda fá-lo à espera que suba de valor. Para que alguém ganhe dinheiro terá de haver uma nova pessoa a comprar essa criptomoeda por um preço mais elevado, até a um ponto em que deixará de haver quem entra na cadeia. Daí até às perdas é apenas um pequeno passo.

O pedido que se banalizou

13.06.2021 Celso Filipe

A frequência com que a oposição (seja ela qual for) exige pedidos de demissão de governantes e afins acaba por banalizar essa prática, e, por esta via, diminuir-lhe a eficácia.

As desculpas evitam-se

10.06.2021 Diana Ramos

Nos últimos anos, tem sido claro que Vladimir Putin tem vindo a desmantelar o pouco que poderia restar de um pluralismo da Rússia, fechando-se dentro de portas e com aliados pouco recomendáveis, ao mesmo tempo que endurece uma política de perseguição de todo e qualquer opositor interno.

A deceção democrática

08.06.2021 Celso Filipe

A democracia é um modelo, mas a sua adequação à prática depende de inúmeros fatores. É normal que cada um se sinta dececionado, na medida em que o exercício da democracia não corresponde, com exatidão, à nossa visão para o país e o mundo. Aliás, trata-se de uma impossibilidade.

O futuro que se segue na UE

07.06.2021 Diana Ramos

A Comissão prepara-se para este mês começar as emissões sindicadas de dívida europeia num conjunto de 39 bancos preparados para auxiliarem a teia burocrática de Bruxelas em tal missão. Serão, até 2026, cerca de 150 mil milhões de euros por ano. E como se financiará esta dívida? Naturalmente serão necessários impostos que permitam arrecadar receita extraordinária e liquidar, até 2058, o serviço de dívida gerado.

Travessa dos Inglesinhos

06.06.2021 Celso Filipe

Boris Johnson, que há umas semanas era o símbolo da mais velha aliança, é agora um “ladrão”. A responsabilidade é nossa, que ficcionamos bolhas e fazemos tudo para agradar aos outros, como uma final da Liga dos Campeões.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio