Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Editorial
Notícias desta secção

A guerra do 5G

18.10.2020 André Veríssimo

O presidente da Anacom entende que Portugal tem um setor das telecomunicações pouco concorrencial e vê no 5G a oportunidade para quebrar barreiras e baixar preços. É legítimo. Convém é fazê-lo de forma legítima.

As implicações da aplicação

15.10.2020 Celso Filipe

É entendível que a aplicação da StayAway Covid possa ser vista como um instrumento de cidadania responsável e uma ferramenta eficaz para travar a propagação da covid-19, mas nem por isso deixa de ser potencialmente intrusiva, devendo como tal enquadrar-se no primado do livre-arbítrio.

A farsa eleitoral

14.10.2020 André Veríssimo

Este ano, o Governo decidiu dar um passo na descentralização, aprovando um decreto que prevê a eleição dos presidentes das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR), com o objetivo de “conferir uma legitimação democrática” aos seus titulares.

Isto (não) é um Orçamento

13.10.2020 Celso Filipe

Este Orçamento é, sobretudo, de transição. Procura mitigar o impacto da covid-19 e acautelar a imprevisibilidade da pandemia, ainda tem pouco de fundos comunitários e reveste-se de uma natureza social que pretende agradar aos parceiros da geringonça.

O bom, o certo e o possível

12.10.2020 André Veríssimo

O Governo lembrou-se, e bem, das famílias, mas esqueceu-se das empresas. As taxas extraordinárias cobradas a vários setores vão reforçando o seu estatuto de permanentes, ao mesmo tempo carrega nas tributações autónomas e trava despedimentos a quem quiser aceder a créditos fiscais ao investimento. Até ao fim do ano, os vistos gold saem de Lisboa e Porto.

A peneira da temperatura

11.10.2020 Celso Filipe

Em boa verdade, o atual quadro da pandemia, à escala mundial, só se pintará com cores reconfortantes quando surgirem no mercado as primeiras vacinas. Até lá reinará o medo e a incerteza.

O caminho sem retorno

08.10.2020 Celso Filipe

Sabemos que existem setores vencedores, como os tecnológicos, mas é sobretudo necessário identificar aqueles que terão um período de recuperação bem mais prolongado e que, em alguns casos, nunca mais voltarão a ser os mesmos - por exemplo, a hotelaria e o turismo.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio