Ontem
Editorial O pragmatismo é ideologia? 27.05.2018 Celso Filipe
O debate entre esquerda e centro, no congresso do PS, foi uma espécie de faz de conta. As diversas "sensibilidades" partilham o mesmo objectivo, o de alcançar maioria absoluta em 2019.
Manuel Esteves O PS à beira do futuro 24.05.2018 Manuel Esteves 22
À medida que aumentam os sinais de que a maioria absoluta pode nunca chegar, cresce a angústia do PS, um partido que sabe de onde vem mas não sabe para onde vai.
Celso Filipe O imposto inflamável 23.05.2018 Celso Filipe 172
Em 2016, quando criou o imposto adicional às taxas do ISP, o Governo prometeu que a medida seria neutral e que haveria uma correcção caso os preços subissem. Acontece que durante estes anos o Governo teve um aliado precioso, a baixa do preço do barril de petróleo, para fazer esta medida passar pelos pingos da chuva.
Celso Filipe A grande bota para (des)calçar 22.05.2018 Celso Filipe
O novo governo de coligação de Itália, formado pelo Movimento 5 Estrelas e a Liga, constituirá um teste de fogo para o euro e a União Europeia. A promessa de regeneração de Itália, protagonizada por Matteo Renzi, primeiro-ministro italiano entre Fevereiro de 2014 e Dezembro de 2016, esfumou-se, e a aura do próprio, visto com uma espécie de Tony Blair 2.0, foi efémera.
André Veríssimo Um pai da democracia 21.05.2018 André Veríssimo
A par da tristeza, a morte de António Arnaut é um motivo de celebração de uma obra, o Serviço Nacional de Saúde. O socialista chamou-lhe “a maior realização da democracia portuguesa”. E com razão. Mesmo com todos os seus problemas e fracassos, o sistema de saúde português está entre os melhores.
Há 1 semana
Celso Filipe O interior pelo interior 20.05.2018 Celso Filipe 20
Em 1998, Portugal realizou um referendo sobre a regionalização. A proposta foi chumbada por larga margem, 60,9% contra, 35% a favor.
Manuel Esteves Devedores públicos 17.05.2018 Manuel Esteves 23
Se os bancos têm sido demasiado grandes para falirem, então é preciso um escrutínio público maior sobre as suas decisões de crédito. Se os devedores são tão grandes que mandam mais do que os bancos, então devem ser conhecidos.
André Veríssimo Mãos limpas no futebol 16.05.2018 André Veríssimo
Há uma cultura de violência no futebol em Portugal que vai da Liga dos Últimos aos maiores da Primeira Liga. Uma cultura que se vem agravando e grassa na impunidade de quem a instiga e na indiferença das entidades públicas. É toda uma pobreza de espírito que empobrece o desporto.
Celso Filipe Angola + Portugal = ? 15.05.2018 Celso Filipe
A 23 de Janeiro deste ano, Orlando Figueira, acusado de corrupção, declarou em tribunal: “Onde se lê Manuel Vicente na acusação, devia ler-se Carlos Silva.” Nesse dia, a acusação de que o ex-vice-presidente de Angola tinha corrompido o procurador português caiu por terra.
Celso Filipe A China e os seus dois mundos 14.05.2018 Celso Filipe 25
Há 38 anos, Deng Xiaoping, então líder da China, decidiu criar a cidade de Shenzhen para testar o funcionamento da economia de mercado. Este foi o primeiro passo na direcção de um sistema que hoje é classificado como capitalismo de Estado, o qual congrega o “melhor” dos dois mundos.