Revista de imprensa nacional

As principais notícias da imprensa diária nacional
Negócios 17 de Abril de 2006 às 10:14

As principais notícias da imprensa diária nacional

Crédit Agricole contra BES na compra do Banco Urquijo (Jornal de Negócios) O Crédit Agricole (CA) também está na corrida pelo Banco Urquijo, contra o seu parceiro em Portugal Banco Espírito Santo (BES) que anunciou recentemente estar interessado na compra do banco espanhol. Os dois farão já parte de uma «short-list» de cinco instituições que foram seleccionadas entre os candidatos que apresentaram propostas ao actual proprietário do Urquijo, o belga KBL.

PUB

25% dos desempregados com mais de 50 anos negociou saída amigável (Jornal de Negócios) Um em cada quatro desempregados com mais de 50 anos rescindiu o contrato por mútuo acordo, revelou o secretário de Estado da Segurança Social, Pedro Marques.

Fisco encaixa mais 33% a tributar dividendos em 2006 (Jornal de Negócios) Os cofres do fisco vão ficar mais recheados em 2006 por via da tributação dos dividendos distribuídos pelas empresas cotadas em bolsa e recebidos pelos investidores a título individual e empresarial. No total, o encaixe com os impostos vai registar um aumento de 33% ou de 71 milhões de euros, noticiou o Jornal de Negócios.

Subida de juros ameaça metas do Governo (Diário Económico) Os compromissos do executivo com pagamento de juros sobre dívida estão estimados em 4,391 mil milhões de euros para este ano.

PUB

Quanto ganham os grandes accionistas da PT (Diário Económico) A subida do dividendo de 38,5 para 47,5 cêntimos permite aumentar o retornos nos accionistas. A proposta surgiu na sequência dos lucros recorde da empresa, mas o mercado acredita que a OPA influenciou.

VW aumenta horário sem compensar trabalhadores (Diário Económico) O maior construtor automóvel europeu vai aumentar o horário de trabalho sem subir os salários, uma medida que vai afectar a fábrica de Wolfsburg.

Governo esquece comparticipação de fármacos contra tabaco (Público) Médicos criticam omissão do anteprojecto e dizem que consultas perdem eficácia porque «doentes não conseguem comprar medicamentos». «Os fumadores mais aditivos [consumo superior a 20 cigarros por dia] não vão lá só com conversa», refere o responsável pelo Centro de Estudos de Medicina Baseada na Evidência.

PUB

Cidade Judiciaria da PJ vai ficar no centro de Lisboa (Público) A nova sede nacional da Polícia Judiciária ficará instalada na Rua de Gomes Freire, bem no centro da capital, por ampliação a terrenos contíguos das instalações que a polícia ali ocupa. Esta solução custará 32 milhões de euros, menos de metade do que se previa com o polémico projecto da Cidade Judiciária em Caxias.

Carga fiscal com o maior aumento desde 1999 (Diário de Notícias) A carga fiscal cresceu durante o ano passado ao ritmo mais alto desde 1999, fazendo com que Portugal tenha sido o segundo país com uma variação mais acentuada deste indicador em toda a União Europeia.

Papa politiza mensagem, defende Estado palestiniano e condena nuclear (Diário de Notícias) Nunca o Papa Bento XVI foi tão marcadamente político como ontem, ao proferir, no Vaticano, a sua primeira mensagem Pascal. Bento XVI, que celebrava o seu 79.º aniversário, deixou um forte apelo aos líderes da comunidade internacional para que procurem soluções negociadas que ponham cobro aos inúmeros conflitos mundiais.

PUB
Pub
Pub
Pub