Acesso das secretas a dados dos telemóveis chumbado por juízes
O Conselho Superior da Magistratura (CSM) voltou a chumbar o projecto de lei do CDS para as secretas terem acesso a dados dos telemóveis. Segundo o parecer entregue ao Parlamento, citado pelo Diário de Notícias na edição desta sexta-feira, 19 de Maio, os juízes sublinham que a medida é "inconstitucional".
PUB
O CSM recorda que a Constituição da República não permite a "ingerência das autoridades públicas" no acesso a comunicações, excepto "nos casos previstos na lei em matéria de processo criminal".
No mesmo parecer relembra que já em 2015, durante o governo de Passos Coelho, uma medida legislativa semelhante tinha sido chumbada pelo Tribunal Constitucional.
No entanto, a Comissão de Fiscalização de Dados dos Sistema de Informações da república Portuguesa relembra que agora a decisão poderá ser diferente uma vez que houve mudanças no TC.
PUB
Os procuradores sublinham que em 2015 a proposta foi votada por sete juízes conselheiros, dos quais quatro já não fazem parte da actual composição do TC.
Saber mais sobre...
Saber mais Conselho Superior da Magistratura Comissão de Fiscalização de Dados dos Sistema de Informações Parlamento Tribunal Constitucional crime lei e justiçaMais lidas
O Negócios recomenda