Associação de contribuintes lança plataforma para mapear burocracias

Objetivo é denunciar “processos burocráticos excessivos, incoerentes ou desnecessários” através de relatórios públicos a enviar ao Governo nos quais serão compiladas as situações objeto de denúncia.
fisco finanças reparticao autoridade tributaria
Miguel Baltazar
Filomena Lança 09 de Junho de 2025 às 17:22

A Associação Portuguesa de Contribuintes (APC) lançou uma plataforma online onde os cidadãos e empresas podem denunciar casos concretos em que as burocracias tenham constituído um entrave na sua relação com a administração pública

O portal, está já online e, através dele, “qualquer pessoa pode submeter o seu caso ou sugerir melhorias em procedimentos administrativos que considere injustificadamente complexos, demorados ou redundantes”, refere a organização. 

PUB

A iniciativa estava a ser preparada já há algum tempo e “ganhou prioridade” numa altura em que o Governo passou a ter na sua composição um ministério para Reforma do Estado cuja missão é,

O objetivo do projeto é “mapear os entraves burocráticos que afetam o dia a dia dos contribuintes e de todos os cidadãos, promovendo uma maior transparência e eficácia na administração pública”, destaca Filipe Charters de Azevedo, presidente da APC. 

A partir das denúncias que sejam feitas na plataforma, “com base em experiências reais e documentadas”, a Associação vai “compilar e classificar os casos recebidos” e elaborar relatórios, que serão tornados públicos e depois entregues oa Governo. 

PUB

“O objetivo final é estimular a reforma administrativa, com base em experiências reais e documentadas pelos próprios contribuintes”, sublinha a APC. 

Saber mais sobre...
Saber mais Administração Apc
Pub
Pub
Pub