Bloomberg coloca Portugal no 10º lugar das economias mais miseráveis

Com base no índice de miséria - que relaciona a taxa de desemprego e as alterações no índice de preços no consumidor - a Bloomberg elaborou um ranking das 15 economias mais miseráveis do mundo. Portugal está em 10º lugar, numa lista encabeçada pela Venezuela.
Bloomberg coloca Portugal no 10º lugar das economias mais miseráveis
Rita Faria 04 de Março de 2015 às 11:56

Portugal é a 10ª economia mais miserável do mundo, numa lista encabeçada pela Venezuela – e que compreende 51 países de todo o mundo. O ranking é apresentado no artigo "As 15 economias mais miseráveis do mundo", da Bloomberg, que tem por base o índice de miséria para 2015, que relaciona a taxa de desemprego e as alterações no índice de preços no consumidor.

PUB

 

"A inflação é uma doença que pode destruir uma sociedade", escreve a Bloomberg, citando o falecido economista, Milton Friedman, vencedor do prémio Nobel. Acrescente-se crescimento do desemprego ao diagnóstico, "e a sua profissão atribui um termo pouco técnico ao efeito debilitante sobre as pessoas: a miséria", continua o artigo.

 

PUB

De acordo com a agência noticiosa, essa "aflição" será mais expressiva este ano na Venezuela, Argentina, África do Sul, Ucrânia e Grécia – as cinco economias onde será mais "doloroso" viver e trabalhar.

 

No caso da Ucrânia, a tensão com os rebeldes apoiados pela Rússia deverá prolongar o desemprego no país, e a inflação não deverá aliviar. Segundo a Bloomberg, a taxa de desemprego deverá aumentar de 8,9% (dados do terceiro trimestre de 2014) para 9,5% este ano. Já a inflação deverá aumentar a um ritmo de 17,5% em 2015.

PUB

 

Em relação aos três primeiros lugares do ranking de países que deverão assistir a mais miséria económica este ano – Venezuela, Argentina e África do Sul – as suas posições pouco mudaram em relação à lista do ano passado, onde ocupavam três dos quatro primeiros lugares.

 

PUB

"Cinco anos depois de os investidores popularizarem o termo "PIIGS" [Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha] para descrever um conjunto de países europeus com grandes défices orçamentais, quatro desses cinco países permanecem em apuros, de acordo com os seus índices de miséria", escreve a Bloomberg.

 

A Grécia surge em 5º lugar, Espanha em 6º, Portugal em 10º e Itália em 11º. A Irlanda não está este ano na lista dos "15 mais", ocupando a 16ª posição.

PUB

 

Do ranking das "15 economias mais miseráveis do mundo" em 2015 fazem parte ainda a Rússia, Croácia, Turquia, Colômbia, Brasil, Eslováquia e Indonésia.  

Pub
Pub
Pub