Contribuições de imigrantes superam 1.200 milhões de euros em 2021
Os dados do relatório Indicadores de Integração de Imigrantes, elaborado pelo Observatório das Migrações, revelam que no ano passado as contribuições dos imigrantes para a Segurança Social atingiram 1.293,2 milhões de euros, avança o Público esta quarta-feira.
PUB
Este valor foi pago por quase meio milhão de imigrantes (475.892), o "número mais elevado de sempre, representando 10,1% do total de contribuintes de Portugal", refere o relatório.
O documento sublinha que "globalmente, a população estrangeira residente em Portugal tem um papel importante para contrabalançar as contas do sistema de Segurança Social, contribuindo para um relativo alívio do sistema e para a sua sustentabilidade".
PUB
E mesmo com o aumento dos custos das prestações sociais que beneficiaram os imigrantes nos anos de 2020 e 2021 (marcados pela pandemia) "foram atingidos saldos financeiros positivos de mais de 802,3 milhões de euros em 2020 [e que] aumenta para o valor mais elevado de sempre de mais 968 milhões de euros em 2021", contabiliza o relatório.
Os números explicam-se pelo facto de a imigração em Portugal ser "essencialmente laboral e activa", conclui o relatório Indicadores de Integração de Imigrantes.
PUB
De acordo com o INE, os estrangeiros representam 5,2% da população residente em Portugal.
Saber mais sobre...
Saber mais Público Observatório das Migrações Segurança Social Portugal questões sociais emigrantes economia (geral)Mais lidas
O Negócios recomenda