Elevador da Glória: Vistorias de 24 horas foram reduzidas para inspeções de 30 minutos
As vitorias aos elevadores da cidade de Lisboa foram reduzidas pela Carris de 24 horas diárias para inspeções de meia hora, noticia esta sexta-feira o Público. A manutenção dos elevadores de Lisboa era feita exclusivamente pela Carris até 2007, mas o serviço passou a ser feito por empresas externas e estava, desde 2019, a cargo da empresa MAIN.
A empresa municipal dispunha de uma equipa de 24 pessoas dedicadas à manutenção dos ascensores da Glória, do Lavra, da Bica e de Santa Justa, que fazia uma vistoria que durava 24 horas e exigia a presença de dois operários em turnos de oito horas em cada um dos ascensores. A externalização dos serviços de manutenção veio reduzir de 24 para seis o número de pessoas afetas a essa atividade e a manutenção deixou de ser feita em permanência para ser feita em 30 minutos por dia.
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No caderno de encargos elaborado pela Carris, lê-se que "os ascensores do Lavra e da Glória deverão possuir os meios necessários para garantir as suas normais condições de funcionamento, sem que para tal seja necessária a presença permanente de pessoal afeto a manutenção".
O Público noticia ainda que a tese do "cabo que se partiu" não corresponde à vistoria feita nove horas antes, dado que o cabo deve ser mudado a cada 600 dias de vida mas este tinha "apenas 263 dias de uso".
Esta sexta-feira, o Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários deve emitir uma nota informativa sobre o acidente, estando o relatório preliminar pronto em 45 dias.
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