EUA abrem investigação comercial à China antes de reunião entre Trump e Xi Jinping
Os Estados Unidos anunciaram esta sexta-feira uma investigação sobre o alegado incumprimento, por parte da China, do acordo comercial de 2020, poucos dias antes da reunião entre os líderes dos dois países na Coreia do Sul.
O representante do Comércio da Casa Branca, Jamieson Greer, disse que a medida "reforça o compromisso do Governo em impor à China a primeira fase do acordo, que protege os agricultores, trabalhadores e empresários norte-americanos".
PUB
O acordo, negociado durante o primeiro mandato do Presidente Donald Trump, previa que Pequim aumentasse significativamente as importações de produtos agrícolas e industriais dos Estados Unidos, para reduzir o défice comercial bilateral, mas nunca chegou a ser aplicado.
A investigação visa determinar "os efeitos e restrições ao comércio norte-americano resultantes do incumprimento por parte da China" e definir "as ações que devem ser tomadas em resposta", acrescentou Greer, sublinhando o objetivo de alcançar "uma relação comercial mais equilibrada que beneficie o povo norte-americano".
O processo inclui uma fase de consulta pública e duas audições em dezembro, permitindo a apresentação de contributos por escrito de empresas e organizações afetadas.
PUB
A decisão surgiu num contexto de crescente tensão entre Washington e Pequim.
No início de outubro, a China anunciou novos controlos sobre a exportação de terras raras e tecnologias de refinação --- materiais essenciais para setores estratégicos como o digital e a defesa ---, o que foi classificado por Trump como uma "medida hostil".
O Presidente norte-americano ameaçou Pequim com "retaliações maciças", incluindo tarifas de 100% sobre produtos chineses e a suspensão do encontro bilateral previsto para a cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul.
PUB
Apesar da escalada verbal, Trump confirmou, entretanto, que se vai encontrar com o Presidente chinês, Xi Jinping, a 30 de outubro, afirmando esperar "chegar a um acordo sobre todas as questões".
Saber mais sobre...
Saber mais Agricultura Tecnologia agrícola Tarifas Produtos agrícolas China Donald Trump Estados Unidos Xi Jinping Pequim Coreia do Sul Jamieson Greer Cooperação Econômica da Ásia e do PacíficoMais lidas
O Negócios recomenda