Governo confirma novo governador e novo "CTO" do Estado

O Conselho de Ministros aprovou a escolha de Álvaro Santos Pereira para o Banco de Portugal e a nomeação de Manuel Dias como responsável pela área tecnológica do Estado.
Leitão Amaro anunciou as nomeações após o Conselho de Ministros onde a proposta de orçamento do Estado foi aprovada.
Manuel de Almeida Lusa/EPA
Catarina Almeida Pereira 15:40

O Governo confirmou esta sexta-feira a escolha de Álvaro Santos Pereira para governador do Banco de Portugal e a nomeação do novo diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação para a Administração Pública, já mais conhecido como "CTO" do Estado, numa referência à expressão em inglês "chief technical officer".

Na conferência de imprensa posterior ao Conselho de Ministros , o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, deu conta "da decisão de confirmação do professor doutor Álvaro Santos Pereira".  A tomada de posse está marcada para a próxima segunda-feira, dia 6, como  o Ministério das Finanças numa nota de agenda.

PUB

O ministro da Presidência confirmou também que Manuel Dias será o novo diretor de sistemas e tecnologias de informação para a Administração Pública. 

O nome do novo CTO foi avançado pelo jornal digital Eco, que explicou que Manuel Dias foi até à semana passada Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft.

Leitão Amaro justificou a nomeação com o "grande conhecimento" técnico das matérias, experiência em matérias como inteligência artificial, interação com a administração pública ou capacidade de liderança do novo dirigente.

PUB

Manuel Dias vai liderar a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE), que resulta da reformulação da Agência para a Modernização Administrativa.

"É uma figura de maior importância porque garante que os sistemas do Estado funcionam como uma só voz, garante a horizontalidade da resposta do Estado e garante algo que é fundamental na resposta, que é a interoperabilidade", o ministro adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias.

Pub
Pub
Pub