Inflação sobe na Zona Euro para 0,4%

Serviços, comida, álcool e tabaco contribuem para a aceleração de preços em Janeiro, já que em Dezembro a inflação tinha sido de 0,2%. Preços da energia registam quebras menos acentuadas.
Miguel Baltazar/Negócios
Catarina Almeida Pereira 29 de Janeiro de 2016 às 10:11

O Eurostat estima que a inflação anual na Zona Euro se situe nos 0,4% em Janeiro, acelerando face aos 0,2% registados em Dezembro de 2015. Os serviços, a comida o álcool e o tabaco são as categorias que mais contribuem para o aumento, conclui o gabinete estatístico da União Europeia.

PUB

Os serviços registam a maior taxa (1,2% em Janeiro, comparada com 1,1% em Dezembro), seguido da comida, álcool e tabaco (1,2%, comparado com 1,2% em Dezembro) os bens industriais excluindo o sector energético (0,7%, comparado com 0,5% em Dezembro) e a energia, que atenua a quebra de preços (-5,3%, comparado com -5,8% em Dezembro).

Em Setembro, os preços na Zona Euro ainda registaram uma quebra (-0,1%) e mantiveram-se com crescimentos quase nulos nos dois meses seguintes (0,1%). Em Dezembro registaram um aumento de 0,2%, que de acordo com a estimativa rápida do Eurostat acelera agora, em Janeiro, para os 0,4%.

A inflação anual mede a evolução do nível de em determinado mês quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Preços Zona Euro BCE
Pub
Pub
Pub