Confrontos no Martim Moniz. Fonseca e Castro e Mário Machado detidos

O ex-juiz que lidera o partido Ergue-te e o líder do movimento 1143, ambos de extrema-direita, acabaram detidos após uma concentração não autorizada resultar em confrontos na praça do Martim Moniz.
Negócios com Lusa 25 de Abril de 2025 às 16:38

O líder do partido Ergue-te, Rui Fonseca e Castro, foi esta sexta-feira detido pela PSP no Largo de São Domingos, em Lisboa, após uma concentração de apoiantes da extrema-direita não autorizada.

Antes da detenção, a PSP avisou o ex-juiz de que estava a incorrer num crime de desobediência. Momentos depois Fonseca e Castro acabou por se entregar, criando momentos de tensão, o que exigiu a intervenção do dispositivo policial para conter a agitação.

PUB

Mais de uma centena de apoiantes de grupos de extrema-direita como o Habeas Corpus e o 1143 gritaram: "prendem um, prendem todos".

Mais tarde, o líder do movimento 1143, Mário Machado, foi detido pela PSP na zona do Rossio, em Lisboa, após se terem registado confrontos entre apoiantes dos grupos de extrema-direita e manifestantes anti-fascistas.

Os confrontos físicos e arremesso de objetos, inclusivamente garrafas de vidro, foram registados pelas 17:00 entre os grupos antagónicos.

PUB

Estes confrontos obrigaram mais uma vez a polícia a intervir para dispersar a agitação que se gerou, verificando-se episódios de violência com pessoas feridas.

Do lado dos movimentos Habeas Corpus e 1143 e do partido Ergue-te gritava-se "Salvação" enquanto do lado oposto ouvia-se "25 de Abril sempre, fascismo nunca mais".

Pub
Pub
Pub