Proteccionismo nos EUA leva Brasil e Argentina a aproximarem-se do México
O chefe de Estado argentino, que dirige temporariamente o Mercosul (bloco de livre comércio fundado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) disse numa visita oficial a Brasília que ele e Michel Temer discutiram uma aproximação com blocos comerciais da região e o México.
PUB
"Trabalhamos por uma aproximação [do Mercosul] com a Aliança do Pacífico e também com o México (...) Desejamos que nesta mudança de cenário o México comece a olhar para o sul com maior decisão. Falei com o Presidente [Enrique] Peña Nieto para saber como estão as coisas e disse a ele que estamos abertos para aprofundar o diálogo e cooperar", frisou Mauricio Macri (na foto).
O Presidente brasileiro, por sua vez, aproveitou para anunciar acordos de cooperação com a Argentina e comentou que os dois países têm hoje o mesmo desafio de "promover o crescimento económico e da criação de empregos".
PUB
Nas últimas décadas, a Argentina tem sido um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
PUB
Em 2016, a soma das exportações e importações entre o Brasil e a Argentina atingiu 22,5 mil milhões de dólares (21,4 mil milhões de euros), com um excedente de 4,3 mil milhões de dólares (4 mil milhões de euros) para o Brasil, segundo informações divulgadas pelo Palácio do Planalto.
As empresas brasileiras venderam para a Argentina, no ano passado, principalmente automóveis de passageiros (25% do total das exportações), veículos de carga (8,8%) partes e peças de veículos (6,5%), e outros produtos manufacturados (4,7%).
PUB
Antes de encerrar a visita oficial com duração de apenas um dia, Maurício Macri será recebido no Congresso Nacional pelos presidentes do Senado (câmara alta parlamentar) e da Câmara dos Deputados (câmara baixa) e pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
Saber mais sobre...
Saber mais Mercosul Brasil Argentina Brasília Michel Temer Maurício Macri políticaNão nos tomem por tolos, sff
Depois da tempestade
Mais lidas
O Negócios recomenda