Alemanha teve o maior excedente orçamental desde a reunificação
A Alemanha fechou o ano de 2015 com o maior excedente orçamental desde a reunificação, ocorrida em 1991. Os dados finais da execução do Orçamento, divulgados nesta terça-feira, 23 de Fevereiro, pelo instituto alemão de estatística (Destatis), revelam um saldo positivo de 19,4 mil milhões de euros (equivalente a 0,6% do PIB), o dobro dos 8,9 mil milhões atingidos no ano anterior. A título de comparação, a proposta de Orçamento do Estado em discussão no Parlamento português antecipa para este ano um défice superior a quatro mil milhões de euros, 2,2% do PIB
PUB
O Ministério das Finanças, liderado por Wolfgang Schäuble, conseguiu bater o anterior recorde, de um excedente de 18,2 mil milhões de euros registado em 2000.
PUB
A ajudar à superação das metas orçamentais esteve a economia, que cresceu 1,7% no ano passado. Os dados, também hoje divulgados, sobre a evolução da economia no último trimestre apontam para uma desaceleração no ritmo trimestral de crescimento devido à contracção de 0,6% das exportações, a primeira contracção trimestral deste 2012, que reflectirá o abrandamento da economia chinesa, grande mercado do "made in Germany".
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Alemanha Orçamento do Estado Ministério das Finanças Wolfgang Schäuble excedente reunificação 2015Mais lidas
O Negócios recomenda