Confiança dos consumidores e empresas melhora em março

A confiança dos consumidores aumentou em março, com o contributo positvo de todas as componentes. Também o indicador do clima económico melhorou.
Mariline Alves
Diogo Mendo Fernandes 27 de Março de 2024 às 12:03

A confiança dos consumidores aumentou em março, invertendo assim o movimento descendente dos últimos quatros meses anteriores e atingindo o valor mais elevado desde fevereiro de 2022, de acordo com dados publicados, esta quarta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

PUB

A evolução deste indicador resultou do contributo positivo de todas as componentes: perspetivas de evolução futura da situação económica do país, da realização de compras importantes por parte das famílias e da situação financeira do agregado familiar, assim como das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar

O indicador de clima económico (que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos às empresas) seguiu a mesma tendência, registando um crescimento em março, depois de um recuo verificado no mês anterior.

PUB

Segundo detalha o INE, os indicadores de confiança aumentaram nos serviços e de forma ligeira no comércio, tendo diminuído de forma moderada na indústria transformadora e na construção e obras públicas.

O saldo das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu "significativamente" em março em todos os setores.

PUB
Saber mais sobre...
Saber mais consumidores empresas confiança
Pub
Pub
Pub