Marcelo avisa: é preciso esperar para ver se crescimento se mantém
O Presidente da República recebeu hoje sem surpresa os dados que apontam para um crescimento de 1,6% da economia no terceiro trimestre e advertiu que é preciso esperar para ver se se mantém até ao fim do ano.
PUB
"Eu tinha dito uns tempos atrás que havia razões para esperar uma boa execução orçamental e porventura sinais em matéria de economia. Vamos ver é se se mantém até ao fim do ano", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, após questionado pelos jornalistas, à margem de um colóquio na Fundação Calouste Gulbenkian.
Segundo a estimativa rápida hoje divulgada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a economia portuguesa cresceu 1,6% no terceiro trimestre do ano em termos homólogos e 0,8% face ao trimestre anterior.
PUB
O gabinete de estatísticas afirmou que "o crescimento mais intenso do PIB [Produto Interno Bruto] reflectiu principalmente o aumento do contributo da procura externa líquida, verificando-se uma aceleração mais expressiva das exportações de bens e serviços" face à das importações de bens e serviços.
E sublinha ainda que a aceleração das exportações "foi comum às componentes de bens e de serviços".
PUB
Por outro lado, aumentou também o contributo da procura interna para a variação homóloga do PIB no terceiro trimestre, em resultado da "aceleração do consumo privado" devido ao comportamento da componente de bens não duradouros e serviços, enquanto a componente de bens duradouros desacelerou.
Saber mais sobre...
Saber mais Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa INE Produto Interno Bruto economia (geral) macroeconomia conjunturaQuem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda