Rutte elogia Trump por fazer Europa "pagar em GRANDE" os gastos com defesa
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), Mark Rutte, elogiou esta terça-feira o Presidente norte-americano, Donald Trump, por ter feito a Europa “pagar em GRANDE” o aumento das despesas com a defesa.
A informação, que consta de uma mensagem privada enviada por Rutte a Trump num dia em que arranca a Cimeira da NATO nos Países Baixos, foi partilhada pelo Presidente dos EUA na sua rede social Truth Social.
PUB
“Donald, conduziu-nos a um momento muito, muito importante para a América, para a Europa e para o mundo”, escreveu Rutte, referindo-se à exigência do Presidente dos EUA para que todos os membros da organização se comprometam com aumentos da despesa com defesa para 5% do PIB.
O secretário-geral da NATO não se conteve nos elogios a Trump e referiu ainda que “não foi fácil, mas conseguimos que todos assinassem o acordo de 5%!”. “A Europa vai pagar em GRANDE, como deve, e a vitória será vossa”, acrescentou Rutte, imitando na mensagem o estilo de Trump de colocar parte das publicações em letras maiúsculas.
PUB
Ainda assim, Espanha continua a não se comprometer com o aumento do peso dos gastos com defesa no PIB exigido por Trump. Nesta linha, o Presidente norte-americano disse, em declarações a bordo do avião presidencial Air Force One, que “há um problema com Espanha. A Espanha não está [a concordar]. O que é muito injusto para o resto das pessoas".
Além do exposto acima, o líder da NATO abordou, na sua mensagem privada enviada a Trump, o papel dos EUA no conflito entre Telavive e Teerão, tendo louvado a “ação decisiva de Trump no Irão”, que Mark Rutte considera ter sido “verdadeiramente extraordinária”.
Saber mais sobre...
Saber mais Estilo de vida Política Estilo de vida e lazer Donald Trump Mark Rutte Europa Estados Unidos Espanha Organização do Tratado do Atlântico NorteAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda