Hollywood ajuda PIB do Reino Unido a travar efeito do Brexit
O produto interno bruto (PIB) no Reino Unido cresceu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, acima das estimativas dos economistas e no 15.º trimestre consecutivo de variações positivas em cadeia.
PUB
Esta evolução mostra uma resiliência da segunda maior economia europeia aos efeitos do Brexit, sendo que este foi o primeiro trimestre desde a votação dos britânicos para a saída da União Europeia.
A contribuir para a evolução positiva do PIB esteve o sector dos serviços, com um crescimento de 0,8% no terceiro trimestre, o que ajudou a compensar as quebras registadas no sector da construção e na produção industrial.
PUB
Diz a Bloomberg que a impulsionar o sector dos serviços esteve o forte crescimento nas receitas de cinema, com destaque para os filmes Jason Bourne e Star Trek.
PUB
A agência de notícias salienta também que os economistas estimam que os efeitos do Brexit ainda demorem a ter impacto na economia. As estimativas apontam para um crescimento de 1% no PIB no próximo ano, quando antes do referendo as previsões apontavam para uma expansão de cerca de 2%.
"Existem poucas evidências de um efeito pronunciado em resultado da votação do referendo", refere o economista do instituto de estatística do Reino Unido.
PUB
A resiliência da economia no terceiro trimestre deverá travar mais cortes de juros por parte do Banco de Inglaterra.
Saber mais sobre...
Saber mais Reino Unido União Europeia Jason Bourne Star Trek Banco de InglaterraMais lidas
O Negócios recomenda